Madeira

Centro Interpretativo do Curral das Freiras avança com fundos europeus

O novo espaço vai nascer no centro da freguesia. No Porto Moniz está também a ser pensado um novo projecto, âmbito do ECO-TUR2, embora Emanuel Câmara não adiante, para já, do que se trata

None

Neste programa que conta com fundos europeus estão envolvidas entidades dos quatro arquipélagos da Macaronésia, nomeadamente Madeira, Açores, Canárias e Cabo Verde. Hoje e amanhã as 18 entidades que integram o ECOTUR2 vão estar reunidas na Região para partilha de conhecimentos e experiências.

Hoje e amanhã as 18 entidades que integram o projecto ECO-TUR2, pertencentes aos quatro arquipélagos da Macaronésia, vão estar reunidas na Madeira para troca de experiências, dando a conhecer os projectos em que estão empenhadas para a promoção de uma localidade turisticamente sustentada.

A Região está representada pelos municípios do Porto Moniz e de Câmara de Lobos, que, no programa anterior, já haviam desenvolvido iniciativas neste âmbito.

No caso do Porto Moniz, do ECO-TUR1 resultou a criação da pista de BTT; em Câmara de Lobos, a aposta passou pela Arte Urbana. Estas duas experiências serão, ao longo da manhã de hoje, dadas a conhecer por Emanuel Câmara e Leonel Silva, respectivamente presidente da Câmara Municipal do Porto Moniz e Vice-presidente da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, a par de muitas outras acções que estão programadas para esta I Missão de Cooperação ECO-TUR2. 

No âmbito da segunda edição, o município de Câmara de Lobos pretende concretizar o Centro Interpretativo do Curral das Freiras. Aos jornalistas, Leonel Silva destacou a vocação marcadamente turística daquela freguesia interior do concelho de Câmara de Lobos, justificando, assim, a aposta nesta nova estrutura.

"Necessitamos de criar um espaço onde os turistas possam, num primeiro contacto quando chegam ao Curral das Freiras, ter uma noção, um conhecimento básico sobre a vivência daquela comunidade, a história, a formação geológica, as tradições e o património que ali existe. Isto deverá ser o ponto de partida para que as pessoas possam, na sua estadia, descobrir o Curral das Freiras, aproveitar e maximizar a sua presença no Curral das freiras", afirma o vice-presidente, que durante a sua intervenção inicial fez questão de enaltecer os esforços feitos para que Câmara de Lobos deixasse de ser um concelho de passagem no panorama do turismo regional. 

O novo espaço ficará localizado no centro da freguesia do Curral das Freiras, junto à igreja e à biblioteca municipal, contando com um financiamento europeu na ordem dos 111 mil euros. A Câmara está já a trabalhar no projecto que permitirá adaptar um espaço municipal ao pretendido, sendo expectável que o novo Centro Interpretativo esteja concluído até ao final de 2023, prazo limite do ECO-TUR2. 

No Porto Moniz, o outro concelho da Região que integra este projecto, Emanuel Câmara pretende aplicar os cerca de 120 mil euros disponibilizados ao seu município numa "pequena intervenção ligada com a parte ambiental e mais-valia turística".

O autarca refere que o objectivo passará pela valorização do património, "salvaguardando sempre e em primeira-mão, a mãe Natureza". Em cima da mesa estão dois ou três "pequeno projectos", que "vão potenciar aquilo que temos no Porto Moniz, criando melhores condições às pessoas que lá vão para criar mais uma atractividade no nosso município", enfatizou, deixando claro que será sempre salvaguardado o edificado. 

Notando que as "verbas [do ECO-TUR2] não dão para grandes expectativas", Emanuel Câmara não deixa de valorizar programas desta natureza, cujos fundos permitirão "esbater a ultraperiferia". A par do envelope financeiro daqui proveniente, o presidente da Câmara daquele concelho nortenho destacou a "mais-valia" da partilha de conhecimentos entre os diferentes participantes nesta Missão de Cooperação ECO-TUR2. 

Nesta segunda edição do ECO-TUR junta-se aos dois municípios madeirenses a ACIF – Câmara de Comércio e Indústria da Madeira, com o projecto de certificação da Região como destino turístico sustentável. Jorge Veiga França destacou a diversidade de iniciativas a ser desenvolvidas em cada município participante, numa aposta que por valorizar microprodutos do turismo sustentável.