5 Sentidos

Documentário ‘Acácia Sensitiva’ no Centro Cultural John dos Passos

None

No próximo sábado, dia 10 de Setembro, a Fundação Cecília Zino apresenta a estreia nacional do filme “Acácia Sensitiva” de Tânia Teixeira. O filme acompanha jovens residentes em casas de acolhimento numa viagem cultural a Lisboa e Porto, que incluiu algumas das instituições culturais mais icónicas do país, entre elas: Fundação Calouste Gulbenkian, Maat, Casa da Música e Fundação de Serralves.

O evento irá contar também com a apresentação do breve documentário “O Sol Marca a Sombra”, de autoria de André Moniz Vieira, que acompanhou todo o processo criativo da iniciativa multidisciplinar com o mesmo nome, e o trabalho criativo dos artistas Andreia Santana, Carolina Vieira, a Salvador e Coletivo Berru. A intervenção dos jovens estudantes e residentes em casas de acolhimento, o confronto com a obra de Lourdes Castro e o efeito perdurado desse impacto são o foco deste documentário do realizador madeirense.

Após a projeção dos filmes, irá abrir-se um momento de discussão a Tânia Teixeira – a realizadora do filme, João Mota – presidente do Conselho Executivo e Sonja Câmara - curadora e gestora do projeto “O Sol Marca a Sombra”, moderados pelo artista Hélder Folgado.

Este evento de finissage termina na Estalagem na Ponta do Sol, com a presença do DJ Hernandez, momento para o qual os convidados do evento são chamados a participar.

A Fundação Cecília Zino, constituída em Maio de 1961, é uma fundação privada, dotada de utilidade pública. A Fundação foi instituída para cumprir a vontade de Cecília Rose Zino de criar na Ilha da Madeira um Hospital Pediátrico dedicado às crianças pobres da região.