Madeira

Santa Cruz vai investir 173 mil euros em repavimentações e outras obras no Caniço

None

O Presidente Câmara Municipal de Santa Cruz anunciou, hoje, na reunião ordinária, investimentos na freguesia do Caniço na ordem dos 173 mil euros.

Em causa estão repavimentações de vários caminhos, estradas e impasses, alguns deles com intervenção ao nível de muralhas e de redimensionamento das redes de água. Assim, serão feitas intervenções na Estrada do Pinheirinho, no Impasse da Rua da Paz, na Travessa da Abegoaria, no Impasse das Fontes, na Travessa do Pico, no Caminho da Vinha Velha e no acesso à Pedra Mole.

Filipe Sousa destacou que todos estes investimentos serão feitos com fundos próprios, e que embora sejam pequenas obras, são de grande importância para as áreas intervencionadas.

Na reunião, o autarca respondeu ainda a uma questão do vereador Brício Araújo, que queria saber qual a implicação nas contas da autarquia da decisão do tribunal de condenar a Câmara a reconhecer não ser dona dos terrenos do Parque Industrial da Cancela e a anular os registos.

Em resposta, Filipe Sousa lembrou que não foi a atual gestão da autarquia a registar os terrenos, mas quem o fez, fez bem. Disse ainda que a autarquia irá recorrer da decisão do tribunal e garantiu que esta decisão não terá qualquer impacto nas contas da Câmara. Isto porque os terrenos deixaram de estar inscritos no Orçamento a partir de 2014. “No tempo da gestão do PSD é que os terrenos eram inscritos no Orçamento com 13 milhões previstos para a sua alienação. Empolamento à custa do qual fizeram dívida, que crescia de ano para ano sem nunca dar entrada a verba da dita alienação”, vincou, realçando que o que a atual gestão fez foi desencadear com responsabilidade a legalização daqueles terrenos que legalmente não existiam. “Esta decisão do tribunal é como outras decisões e vai ter recurso da nossa parte. Costuma dizer-se que a procissão ainda vai no adro. Eu diria que, neste caso, o padre ainda está no seminário e ainda vai dar a missa nova”.

Filipe Sousa fez ainda questão de aproveitar o período de antes da ordem do dia para anunciar a sua solidariedade para com a Presidente da Assembleia Municipal pela forma desrespeitosa como tem sido tratada pelos deputados da Coligação. Isto numa referência a várias polémicas criadas pela Coligação Cumprir Santa Cruz, que o autarca considera ser uma “guerrilha premeditada”.