5 Sentidos

Gallerias Savoy Signature acolhem Arte Pop Up 'Pudor'

None

As Gallerias Savoy Signature acolhem todas as sextas e sábado de Agosto, entre as 18 e as 21 horas, uma nova obra de arte tridimensional idealizada para aquele espaço. O arquitecto Gustavo de Freitas foi o responsável pela peça 'Pudor'.

Da autoria dos artistas Tiago Rodrigues e Marco Fagundes, o Art Pop Up que antecedeu 'Pudor', nas Gallerias da Savoy Signature, foi marcado pela alusão crítica aos temas urbanos sobre a construção massiva, sem respeitar a natureza. A seguir a mesma linha, os dois artistas, desafiaram Gustavo de Freitas a desenvolver o tema.

"Os layers urbanos e da natureza são fundidos pela ambiguidade da manifestação artística que surge no ambiente pela sua linguagem curadora", explica o comunicado enviado sobre a obra desenvolvida pelo arquitecto.

Na visão de Gustavo de Freitas "o excesso de betão, entre outros materiais, e as patologias precisam de ser corrigidos e integrados. As espécies naturais têm de ser protegidas. É urgente separar espaços, criar orgânicas, planear, organizar e administrar bens, garantindo o equilíbrio e o compromisso educacional da sociedade". 

É ainda necessário que todos os cidadãos sejam cuidadores, mediadores e protectores, considera o arquitecto.

O PET, polímero termoplástico com faces aluminizadas fixas através de resina, é um motivador de sensações, sendo esta a razão que motivou Gustavo de Freitas a utilizar omaterial. 

A instalação é, assim, uma nova solução construtiva tridimensional, elevada, e que marca a separação entre os espaços público e privado, numa necessidade que emerge do abrupto crescimento das cidades.

O objectivo é tentar solucionar problemas, destacando a instalação, mas sem revelar o que a sustenta de facto. A estrutura da obra está oculta para proteger o que de mais puro ainda tende a ser naturalmente salvaguardado: a verdadeira essência.