Rali Vinho da Madeira Desporto

Confira as classificativas da 1.ª etapa

None
Foto RVM

PE 1 – AVENIDA DO MAR

A super-especial da Avenida do Mar regressa ao Rali Vinho Madeira (RVM), trazendo emoção e animação à baixa da cidade do Funchal. É uma classificativa concebida para a exibição, com algumas rotundas, curvas a 90º e várias chicanes para reduzir a velocidade dos concorrentes.

Acessos:

Toda a baixa do Funchal.

PE 2 e 4 – CAMPO DE GOLFE

Esta prova especial tem início na ER 207, após a entrada do campo de golfe local e inclui uma pequena sequência de retas até ao Santo da Serra. Daí e até à Fonte de Santo António, o percurso é bastante sinuoso e estreito. Posterior à também muito veloz evolução até à Ribeira de Machico, a que se segue a exigente subida para o Lombo das Faias e zona plana até ao “caracol” da Portela. O troço cronometrado contempla novamente a íngreme descida para a Referta.

Acessos:

Pelo Santo da Serra: no cruzamento com a Est. Fonte de Santo António, pela EM Caramanchão e ER 102 no Lombo das Faias. Por Machico: Na Ribeira de Machico (Atenção: Saída de Emergência), Portela pelo Cam. Fajã dos Rolos e pela ER 108 no entroncamento com a Est. Fonte de Santo António.

PE 3 e 5 – PALHEIRO FERREIRO

A ER 201, vulgo Caminho dos Pretos, é a “catedral” dos ralis madeirenses e no passado poucas eram as provas que não a incluíam no seu itinerário. É realizado “a subir” entre o Palheiro Ferreiro e o Terreiro da Luta com um traçado que mistura quase na perfeição as zonas rápidas com aquelas a requererem muita técnica, este ano sem o famoso salto na Choupana. Após o Terreiro da Luta segue-se a subida até ao Portão Sul do Chão da Lagoa, a passagem pelo Parque Ecológico do Funchal e a rápida descida do Portão Norte do Chão da Lagoa para o Poiso e mais umas centenas de metros na ER 202.

Acessos:

Pelo Funchal: pelo Cam. São João Latrão, pela Rua Nova Curral dos Romeiros e na Choupana, pelos Cam. Meio e Cam. Terço, e Terreiro da Luta pela ER 103. Pela Camacha, Poiso pela ER 203 e Portão Sul do Chão da Lagoa pela ER 203 e ER 103.

PE 6 e 8 – BOAVENTURA

Boaventura foi durante longos anos o único troço cronometrado disputado unicamente na zona norte da ilha. Durante muitos anos esteve também ausente do itinerário do Rali Vinho da Madeira. Requer muita técnica na constante mudança entre subidas e descidas e zonas rápidas e lentas num percurso por vezes estreito entre a Boaventura e o Arco de São Jorge.

Acessos:

Sem estradas alternativas de acesso, recomenda-se a deslocação atempada pelo início e final da classificativa.

PE 7 e 9 – CIDADE DE SANTANA

Introduzida há 13 anos no itinerário do Rali Vinho da Madeira tem início nas imediações do centro da freguesia da Ilha e termina na Est. Eiras. É realizada praticamente sempre em subida, exceção feita a algumas zonas planas e muito rápidas. No seu percurso existem zonas muito técnicas em que surgem alguns “ganchos”. A sua disputa é muitas vezes marcada por condições climatéricas diversas da do resto da ilha.

Acessos:

Por Santana: pelo Cam. Queimadas, pela Est. Padre Agostinho J. Cardoso, pela Rua Joaquim S. Branco (Atenção: Saída de Emergência) e pelo Cam. Feiteira do Nuno.