Madeira

"A Madeira, Portugal, está presente em cada uma dessas pessoas"

None

O secretário regional de Equipamentos e Infraestruturas, Pedro Fino, marcou presença na abertura das Festas do Santíssimo Sacramento, em New Bedford, Massachusetts, nos Estados Unidos, em representação do Governo Regional (GR), tal como já havia noticiado o DIÁRIO. Na ocasião frisou a "grande honra" que sentiu por estar presente nesta festa.

"Saúdo todos os presentes, em especial os meus conterrâneos madeirenses, numa festa que afinal já tem uma expressão multiétnica e, em consequência, multicultural”, referiu Pedro Fino, recordando que, “há 108 anos atrás, quatro madeirenses oriundos da Calheta chegaram a esta terra, depois de uma viagem perigosa de travessia do Atlântico”.

“Vinham à procura de uma vida melhor, mas sem nunca esquecer a sua terra, a terra que os viu nascer, a ilha da Madeira”, salientando que “actualmente, esta é uma das maiores festas étnicas que se realizam no continente americano”.

O secretário regional enfatizou a "coragem e resiliência" dos quatro madeirenses.

Soubemos ser sempre muito mais do que uma ilha, no sentido em que soubemos ultrapassar o condicionalismo geográfico. Fomos também ponte. Entreposto. Porta aberta para o mundo. Ponto de confluência de novos horizontes, novas geografias e novos desafios. Fomos, em suma, agentes e protagonistas da primeira globalização, porque participantes primeiros da gesta de, como diz o poeta, dar novos mundos ao mundo” Pedro Fino, secretário regional de Equipamentos e Infraestruturas.

Na ocasião aproveitou para lembrar que, na Região Autónoma da Madeira habitam cerca de 250 mil pessoas, mas que os madeirenses espalhados pelo mundo "ascendem a mais de um milhão de pessoas": " “A Madeira, Portugal, está presente em cada uma dessas pessoas”, sublinhou.

Deixou igualmente uma palavra de agradecimento ao povo que acolheu os quatro madeirenses: "Os EUA são um grande país, uma terra de oportunidades, uma nação multicultural com uma grande variedade de grupos étnicos, tradições e valores, por isso esta celebração e o convívio que proporciona entre a comunidade madeirense e todas as pessoas que cá vivem, demonstra também, de uma forma muito sublinhada, a identidade e a dimensão inclusiva e plural desta grande nação", defendeu.

Fez ainda questão de enaltecer “o reconhecimento profundo do Governo Regional pelo trabalho desenvolvido ao longo dos anos pelo Clube do Santíssimo Sacramento e associados”-

É devido ao vosso empenho que esta tradição se mantém viva”, disse, elogiando o facto de esta festa ser já “um marco para New Bedford”. Pedro Fino, secretário regional de Equipamentos e Infraestruturas.

Após a cerimónia, que contou com a presença do mayor de New Bedford, Jon Mitchell, do cônsul de Portugal em New Bedford, Rogério Lopes, e do presidente do Clube Madeirense do Santíssimo Sacramento, Larry Jaques, Pedro Fino visitou o Museu da Herança Madeirense, espaço que acolhe um considerável espólio de fotografias, documentos e outros artefactos que contam a história de emigração madeirense no país.