Madeira

Pedro Fino representará o Governo nas festas do Santíssimo Sacramento em New Bedford

None

O secretário regional de Equipamentos e Infraestruturas, Pedro Fino, vai representar o presidente do Governo Regional (GR), Miguel Albuquerque, nas Festas do Santíssimo Sacramento 2022, em New Bedford, Massachusetts, nos Estados Unidos.

Estas festividades são uma forte tradição que aconteceram pela primeira vez em 1915, por iniciativa de um grupo de madeirenses e, desde então tornaram-se numa das maiores celebrações portuguesas fora do território nacional, juntando, todos os anos, mais de 100 mil pessoas.

Tudo começou quando quatro emigrantes madeirenses deixaram a sua terra natal à procura de uma vida melhor. Em acção de graças e em louvor ao Senhor por terem chegado sãos e salvos ao destino que escolheram para começar uma nova vida, depois de uma travessia atribulada pelo Atlântico, que quase fez naufragar o barco onde viajaram, estes emigrantes decidiram organizar em New Bedford a primeira festa do Santíssimo Sacramento, à semelhança do que é feito em muitas localidades da da Madeira. A partir daí tornou-se uma tradição, onde a cultura madeirense está sempre em destaque". Secretaria regional de Equipamentos e Infraestruturas.

Segundo um comunicado enviado pela secretaria tutelada por Pedro Fino, a chegada está prevista para amanhã, 3 de Agosto. No dia seguinte, o secretário marcará presença na cerimónia de abertura das festas e hastear das bandeiras.

As festas acontecem no Madeira Field (Campo Madeira), o mesmo recinto que acolhe o festival há vários anos, onde, durante quatro dias, decorrem diversas actividades, como concertos de música, espectáculos de dança, corridas, onde a gastronomia é 100% madeirense.

Também na quinta-feira, Pedro Fino visitará o Museum of Madeiran Heritage (Museu de Herança Madeirense), o único espaço do género em território americano e que acolhe uma grande colecção de fotografias, documentos e outros artefactos que contam a história de emigração madeirense no país.

No sábado, 6 de Agosto, o governante participará na corrida do Clube SS Sacramento e, no dia seguinte, no desfile/parada, que é presenciada por milhares de pessoas vindas dos mais variados pontos.

O clube organizador, o Clube Madeirense do Santíssimo Sacramento, tem como missão apoiar os estudantes e instituições de caridade. Por esse motivo, após o desfile, haverá uma entrega de bolsas de estudo no Campo da Madeira.

No âmbito desta visita, para além dos contactos com os elementos do Clube Madeirense do Santíssimo Sacramento, nomeadamente o presidente Larry Jaques, o secretário regional vai realizar encontros institucionais com várias personalidades de relevo de New Bedford, nomeadamente com o governador do Estado de Massachussets, Charlie Baker, o mayor da cidade de New Bedford, Jon Mitchell, e com o cônsul de Portugal em New Bedford, Rogério Lopes.

As festas decorrem de 3 a 7 de Agosto.