Madeira

Elvira Fortunato visitou UMa e leva "lista grande de preocupações"

A ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior garantiu que irá trabalhar para encontrar soluções para os problemas existentes

Rui Silva/Aspress
Rui Silva/Aspress

A ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, visitou hoje a Universidade da Madeira (UMa) e leva uma "lista grande de preocupações". 

Levo uma lista grande de preocupações, mas acima de tudo estamos a trabalhar para encontrar soluções. Aliás, nós já conhecemos parte dos problemas identificados, até porque venho deste meio e sei exactamente as necessidades que a ciência e o ensino superior têm". Elvira Fortunato

Elvira Fortunato disse que um dos temas abordados na reunião mantida com o reitor da UMa, Sílvio Moreira Fernandes, foi o problema do subfinanciamento. 

Há vários problemas que têm de ser equacionados". Elvira Fortunato

A ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior garantiu que irá trabalhar "em equipa" para resolver este e outros problemas, não avançando, no entanto, "compromissos muito específicos".

Vamos tentar melhorar, por exemplo, o próprio financiamento do sistema universitário, que tem que ser mudado drasticamente. Estamos há três meses no Governo e é evidente que não se ia alterar qualquer coisa, que durante mais de uma década nunca ninguém mexeu. Queremos fazer isso de uma forma justa e coerente e penso que futuramente mais resultados poderão surgiu". Elvira Fortunato

Esta foi a primeira vez que Elvira Fortunato esteve na Madeira, estando esta visita à UMa inserida no roteiro que tem vindo a fazer por todas as instituições de ensino superior.

Já o reitor da UMa disse que quer que seja efectivado um contrato-programa entre o Governo Regional e o Governo Central, que permita a resolução dos problemas daquela universidade. 

"A senhora ministra salientou a via colaborativa e todos nós sabemos que colaborando é que atingimos melhores resultados. Vamos tentar fazer isso, não deixando, no entanto, de ressalvar que a UMa por ter sido subfinanciada, ao longo destes anos, padeceu de alguns condicionalismos que não permitiram que ela se desenvolvesse ainda mais", referiu.

O nosso objectivo é que tenhamos uma universidade forte, bem desenvolvida ao nível da investigação e da formação e isso fará com que ela contribua decisivamente para a Madeira e para o sistema de ensino superior nacional". Sílvio Moreira Fernandes

Na oportunidade, Sílvio Moreira Fernandes revelou que o próximo orçamento do Estado deverá contemplar mais verbas para a UMa: "A senhora ministra deu esse sinal na reunião. Ainda não sabemos quais são os quantitativos, mas depois haveremos de ver o que é que calha à UMa, porque nós todos temos urgência em começar a resolver esses problemas".