Madeira

“Afirmação crescente” da Região justifica números recorde de dormidas

Numa reacção ao número de dormidas registadas no mês de Julho, Eduardo Jesus destaca o crescimento acima dos 20% em relação a 2019

None
Foto Arquivo

O número recorde de dormidas que a Região registou no passado mês de Julho é, no entender do secretário regional de Turismo e Cultura, o resultado do trabalho feito durante o período pandémico.

Para Eduardo Jesus, a Madeira "está a tirar proveito do trabalho que fez durante toda essa fase mais difícil que o sector atravessou", no que passa, também, por "saber aproveitar bem este período pós-pandémico". Os números do mês passado vêm confirmar "a tendência que vínhamos a verificar", salientou o governante, em declarações ao DIÁRIO e à rádio TSF-Madeira. 

Conforme revelado esta manhã pela Direcção Regional de Estatística (DREM), fazendo contas ao mês de Julho, a Região registou, pela primeira vez, mais de um milhão de dormidas num só mês. 

Mais de um milhão de dormidas registadas em Julho na Região

Nos mercados emissores de residentes do estrangeiro o Reino Unido é o que regista mais dormidas

Em causa está a entrada de 186,9 mil hóspedes que geraram 1.045,8 mil de dormidas, "traduzindo variações homólogas muito expressivas, de +53,2% e de +68,2%, respectivamente", notava a DREM. Quando comparado a Julho de 2019, registaram-se, pela mesma ordem, aumentos de 38,6% e 26,1%.

Este crescimento, explicou o governante com a pasta do Turismo, deriva, em parte, da "recuperação bastante grande dos mercados que nos alimentam”, nomeadamente o alemão, o inglês, o francês. No caso do mercado nacional, os números duplicaram em relação a 2019. 

Ainda sobre os números, Eduardo Jesus fala numa "afirmação crescente", onde o crescimento é de "dois dígitos" e sempre acima dos 20%, quando comparados com os números do período pré-pandemia (2019). Este é o cenário desejado para a economia regional, já que, conforme lembrou, depende em mais de 26% do Turismo, resumindo aquele que é um “momento de grande satisfação para o Governo Regional da Madeira”. 

Quanto ao futuro, os objectivos passam por manter esta tendência de crescimento. "Estamos empenhados na manutenção deste mesmo aproveitamento destas oportunidades que o mercado nos está a dar, e é por isso mesmo que temos vindo permanentemente a negociar e fechar novas operações com outros operadores para manter os níveis de actividade do sector turístico bem lá em cima, deixando dessa forma o maior contributo possível a toda a população da Madeira", frisou o secretário do Turismo.