Madeira

Santa Cruz reforça Orçamento Municipal em 729 mil euros

None

Foi hoje aprovado, em reunião de câmara, um aditamento ao Orçamento Municipal de Santa Cruz.

De acordo com um comunicado da autarquia, a alteração decorre de "um aumento das transferências do Orçamento de Estado na ordem dos 205 mil euros, e da execução de fundos comunitários no valor de 524 mil euros".

Neste seguimento, o executivo deliberou um reforço de 729 mil euros, "que será derramado em funções sociais da autarquia e em investimento, nomeadamente na área do saneamento básico, turismo, economia, dinamização local, festas de Natal, movimento associativo e eficiência energética".

Filipe Sousa adiantou ainda que, "mais à frente", será feito novo aditamento ao Orçamento Municipal, porque segundo o presidente "o município está a ter óptimos resultados na parte da receita, devido ao crescimento do investimento privado no concelho".

Na reunião, foi igualmente abordada a situação da Praia dos Reis Magos, com o vereador Brício Araújo a manifestar preocupação pelos sucessivos episódios de poluição na água, ainda para mais na sequência de descargas de uma estação elevatória gerida pela Câmara de Santa Cruz.

Em resposta, o presidente Filipe Sousa lamentou "a forma leviana como a oposição tem aproveitado episódios pontuais que acontecem naquela praia e em outras tantas na região e no país".

“Relativamente ao que se passou, pode acontecer em qualquer lado e é imprevisível. Quem tem a noção do funcionamento daquelas estruturas, sabe disso. Fizemos um investimento naquela estrutura de redimensionamento que nunca tinha sido feito antes e hoje aquela estação elevatória respeita todas as diretivas europeias, daí ter sido financiada por Fundos Europeus, caso contrário não aconteceria esse apoio”, sustentou Filipe Sousa.

O autarca notou também que "a solução cabal desta e de outras situações depende também de investimentos a montante, que durante anos foram ignorados por quem esteve no poder em Santa Cruz".

“Só agora, nos nossos mandatos, é que este investimento está a ser feito”, vincou.

Na reunião foi ainda aprovado um voto de congratulação à jovem atleta Madalena Costa pelo título de Campeã do Mundo de Patinagem Artística no escalão Cadetes, apresentado pela Coligação Cumprir Santa Cruz, com o voto favorável do executivo JPP, que anunciou que a atleta será recebida na autarquia na próxima semana.