Desporto

Prova de Mar José da Silva 'Saca' cumpre 27.ª edição no sábado

Prevê-se uma elevada participação não só entre os atletas federados, mas também na vertente popular

None

Mais de uma centena de nadadores federados e previsivelmente outros tantos populares assumem o desafio de cumprir, na manhã do próximo sábado, os 1.000 metros de distância entre o Cais da Cidade do Funchal e a Barreirinha, na 27.ª edição Prova de Mar José da Silva 'Saca'.

Uma prova organizada em conjunto pela Associação de Natação da Madeira, Câmara Municipal do Funchal e Junta de Freguesia de Santa Maria Maior que tem partida agendada para as 11 horas, como se disse no Cais da Cidade.

Uma elevada participação que, tal como destacou o presidente da Câmara Municipal do Funchal, Pedro Calado, na apresentação realizada esta tarde no Salão Nobre da autarquia, ilustra bem "o crescimento e o dinamismo" que a prova tem registado ao longo dos anos. Uma prova que, lembrou o autarca, "que para além de contribuir para enriquecer o dia da cidade do Funchal, é também marcante para a natação", precisamente atendendo à sua elevada participação.

Aproveitando a oportunidade, Pedro Calado realçou a importância do Desporto, bem assim de outras áreas como a Cultura, a Música e a Dança, "para nós tirarmos os nossos jovens de um pesadelo que assola a nossa sociedade, que é o consumo de drogas". E, no seguimento, lamentou as notícias tornadas públicas, hoje, na comunicação social, dando conta de intoxicações entre os mais jovens no Porto Santo.

Pedro Calado revelou, ainda, que não vai participar nesta prova de natação, uma vez que estará presente na Regata de Canoas Tradicionais, que se disputa igualmente no sábado, mas durante a tarde.