País

Mais de 120 operacionais combatiam nove fogos activos às 22h30

None
Foto Lusa

Mais de 120 operacionais estavam hoje às 22:30 a combater nove incêndios ativos em Portugal continental, sendo o de Rojão do Meio, em Mesão Frio (Vila Real), a mobilizar mais bombeiros, segundo o 'site' da Proteção Civil.

Os nove incêndios rurais em curso pelas 22:30 estavam a ser combatidos por 128 operacionais e 36 meios terrestres.

De acordo com Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), à mesma hora, estavam em resolução três fogos, com 567 operacionais, apoiados por 166 veículos.

O incêndio que lavra desde domingo em Rojão do Meio, em Mesão Frio, continuava ativo e a ser considerado "ocorrência importante" para a ANEPC.

Em Rojão do Meio estavam 73 operacionais, com o apoio de 23 viaturas.

O incêndio que deflagrou domingo na Samardã, Vila Real, entrou em fase de resolução esta noite, mas vai manter-se no terreno "um forte dispositivo" em operações de rescaldo e de vigilância, de acordo com a Proteção Civil.

O alerta para este incêndio foi dado pelas 07:00 de domingo na serra do Alvão, na zona da Samardã, e devido ao vento forte e inconstante espalhou-se em três frentes.

Também o incêndio que deflagrou na tarde de hoje em Paredes, no distrito do Porto, foi dado como dominado às 22:10.

Às 22:30, estavam em conclusão 44 fogos, envolvendo 1.526 operacionais e 492 meios terrestres.

Segundo André Fernandes da ANEPC, no distrito de Vila Real, e aproveitando as melhores condições durante a noite, a prioridade é estabilizar situações para evitar reativações, e lutar contra a frente de Mesão Frio, que "lavra numa zona de difícil acesso", com uma frente ativa em direção a uma zona de eólicas.

O objetivo durante a noite, disse, é parar a progressão do incêndio para garantir a estabilização dos flancos. "Conta-se que também nesta noite e madrugada, com a melhoria das condições meteorológicas" se consiga dar o incêndio como dominado, afirmou.