Desporto

Tomás e Silvana Silva são os vencedores da Prova de Mar José da Silva 'Saca'

None Ver Galeria
Fotos Hélder Santos/ Aspress

Tomás Silva, do Clube Desportivo Nacional, foi o grande vencedor da XXVII Prova de Mar José da Silva 'Saca', que decorre este sábado na Baía do Funchal, com um tempo de 14:08.77.

No feminino, a vitória foi para Silvana Silva, do São Roque, que com apenas 15 anos completou a travessia em 16:25.87.

Na vertente popular, sagram-se vencedores Pedro Danilo Prioste, com 16:12.75, e Mariana Teles Gois, com 18:49.96.

De salientar ainda que Emanuel Luis Goncalves, venceu a prova na vertente de natação adaptada, com um tempo de 16:57.35.

A prova de Mar José da Silva 'Saca' juntou este ano 143 participantes (entre nadadores federados e populares) que assumiram, esta manhã o desafio de cumprir os 1.000 metros de distância entre o Cais da Cidade do Funchal e a Barreirinha.

A prova – organizada em conjunto pela Associação de Natação da Madeira, Câmara Municipal do Funchal e Junta de Freguesia de Santa Maria Maior e integrada nas comemorações do Dia da Cidade – visa homenagear José da Silva ‘Saca’, atleta do Clube Desportivo Nacional, que ainda hoje é lembrado como um dos melhores nadadores madeirenses de sempre.

O ‘Saca’ foi campeão nacional e internacional em 1947, representando a selecção nacional nos encontros Portugal-Espanha disputados em Algés e Palma de Maiorca, na prova dos 1500 metros livres. Apaixonado pelo mar, era seu hábito nadar praticamentente todos os dias na zona da Barreirinha, no Funchal.

Os vencedores de cada categoria irão receber um prémio monetário no valor de 100 euros. Na cerimónia de entrega de prémios marcam presença: o presidente da Câmara Municipal Funchal, Pedro Calado, presidente da Junta Freguesia Santa Maria Maior, Guido Gomes, o director de serviços da Direcção Regional de Desporto, Juan Gonçalves, administrador executivo da Frente MarFunchal, Rui Cortez, a presidente da administração da APRAM, Paula Cabaço, o capitão do Porto do Funchal, Rui Teixeira e o vice-presidente da Associação Natação Madeira, Fábio Bastos.

Percorra a galeria e veja mais fotos desta emblemática prova: