Madeira

Machico, Santa Cruz e Porto Santo em risco elevado de incêndio

None

Um grande parte dos concelhos de Machico e Santa Cruz, bem como toda a ilha do Porto Santo estão desde ontem e até hoje com aviso laranja para o risco de fogos florestais, sendo que toda a restante ilha da Madeira está sob aviso amarelo.

De acordo com o IPMA, os três concelhos estão a 'meio' da tabela de risco de incêndio, entre o 'muito elevado' e o 'moderado', situação que prevê continuar assim pelo menos até quarta-feira no concelho de Machico.

Certo é que no Porto Santo, nesse dia em particular, o risco sobe para 'muito elevado' (aviso vermelho), enquanto que Santa Cruz passa a ser de risco 'moderado' (aviso amarelo) tal como a restante ilha.

Refira-se que desde meados de Julho que o Serviço Regional de  Protecção Civil tem activa uma campanha de sensibilização aos incêndios rurais, intitulada "A Madeira sem fogos depende de todos!".

Neste particular, recordam as medidas a tomar para evitar males maiores:

Não deite fósforos ou cigarros para o chão;

Não acenda fogueiras nem faça queimadas;

Não lance foguetes;

Limpe o mato à volta da sua habitação.

Além disso, recomendam à população para estar atenta aos avisos e às recomendações emitidas pelo Serviço Regional de Proteção Civil, através das páginas oficiais de Facebook, Instagram e site, além de estar disponível uma Aplicação para telemóvel, que pode descarregar com o nome 'ProcivMadeira'.