5 Sentidos

Evento 'Clássicos na Magnólia' incentiva criatividade e talento artístico

None

Continua a decorrer este domingo a terceira edição do 'Clássicos na Magnólia', um evento promovido pela Secretaria Regional de Turismo e Cultura, através da Direcção Regional do Turismo, que se realiza este fim-de-semana na Quinta Magnólia.

A exposição pode ser visitada hoje, último dia, entre as 10 e a 20 horas, com entrada gratuita.

À 'boleia' deste evento ímpar na Região há dois concursos abertos a todos os interessados: um de fotografia e outro de sketching.

Conforme explica a Secretaria do Turismo e Cultura, esta iniciativa inédita tem como objectivo convidar o público participante a fazer o registo artístico das viaturas participantes no 'Clássicos na Magnólia', criando oportunidade para mostrar as competências individuais, habilidades, criatividade e técnica na modalidade de fotografia ou desenho.

Em ambos os concursos, podem participar, de forma individual, todos os interessados, portugueses e estrangeiros, com idade superior a 18 anos. Serão admitidas imagens sobre o tema dos automóveis clássicos, elaboradas a partir de observação das viaturas presentes no evento 'Clássicos da Magnólia 2022', nomeadamente no espaço onde se realiza o evento, envolvendo, obrigatoriamente, uma ou mais das viaturas participantes.

No caso do concurso de fotografia, todas as imagens a concurso deverão apresentar uma resolução mínima de 6000 x 4000 pixels, sendo que não serão aceites montagens de fotografias, com a integração de elementos externos e de outros contextos à fotografia base, para a produção de uma nova fotografia. As fotografias deverão ser entregues, unicamente, em formato digital e a cores e deverão ser remetidas por e-mail (contendo a identificação do autor: nome completo, n.º do cartão de cidadão ou bilhete de identidade, idade e contato) para [email protected] até às 12h30 horas do dia 4 de Agosto.

No que respeita o concurso de sketching, os desenhos serão feitos no local e podem inserir-se em três categorias: Sketch a Cores; Sketch monocromático, a Tinta da China ou outro meio líquido e ainda Sketch a Preto e Branco, Grafite ou outro meio riscador. Os desenhos deverão ser executados à mão, sem recurso a ferramentas digitais, e poderão ser realizados com vários materiais e técnicas, dependendo da categoria, não sendo admitidas colagens. A medida mínima do desenho será o formato A5 (21,0 × 14,8 cm) e a dimensão máxima a do formato A3 (29,7 x 42 cm). Podem ser apresentados desenhos com outras dimensões, desde que não ultrapassem estes limites e a orientação do formato do desenho poderá ser horizontal ou vertical. Os trabalhos deverão ser entregues na Direcção Regional do Turismo, sita à Avenida Arriaga nº 18, até às 12h30 horas de 4 de Agosto, em envelope fechado, juntamente com um documento anexo que deverá ser preenchido com a identificação dos autores.

Os resultados dos concursos serão depois publicados nas redes sociais Facebook (https://www.facebook.com/classicosmagnolia) e Instagram (@classicosnamagnolia), e os vencedores serão, igualmente, notificados através do e-mail que utilizaram para participar no concurso.

Haverá prémios para as três melhores fotografias e para os melhores desenhos em cada uma das categorias.

Conforme já demos conta, o secretário regional de Turismo e Cultura destaca que estes concursos são uma forma de incentivar a produção artística e a criatividade, aliando-os a uma exposição de um património singular: o dos carros clássicos.

“Mais do que uma montra de viaturas de outros tempos, neste caso, dos mais antigos automóveis a circular na Madeira, o ‘Clássicos na Magnólia’, quer ser um evento que alia a vertente lúdica à vertente cultural”, refere, convidando todos os madeirenses não só a visitar o espaço, como também a mostrar os dotes artísticos de cada um.

Os regulamentos estão disponíveis em https://www.visitmadeira.com/pt-pt/noticias/detalhe-noticias?amp;Action=1&NewsId=4621&M=NewsV2&PID=18250