Madeira

Saúde investe na valorização dos Técnicos Superiores de Saúde Ambiental

None

O secretário regional de Saúde e Protecção Civil, Pedro Ramos, reuniu no passado dia 20 de Julho, com os profissionais de saúde ambiental afectos à Direcção Regional da Saúde no sentido de transmitir a actualização da sua remuneração, com efeitos a partir de Janeiro deste ano.

Esta medida surge na sequência do descongelamento de carreiras dos Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica, em prosseguimento à política do Governo Regional de revisão, valorização e enriquecimento das carreiras. 

Com efeitos retroactivos a partir de janeiro de 2022, a actualização da remuneração vai abranger dezoito Técnicos Superiores de Saúde Ambiental afectos à Direcção Regional da Saúde. 

Tal como tem vindo a ser prática, Pedro Ramos, mostrou total abertura para continuar esta política de diálogo com as várias áreas profissionais para auscultar e debater situações que estejam por resolver. 

Actualmente a Direcção Regional da Saúde conta com a colaboração de 18 Técnicos Superiores de Saúde Ambiental, mas está a decorrer a contratação de mais quatro técnicos com as mesmas habilitações. 

Na Direcção Regional da Saúde as atividades dos Técnicos Superiores de Saúde Ambiental são muito diversas e incluem a vigilância e o controlo sanitário do ambiente de modo a contribuir para prevenir e/ou corrigir riscos ambientais para a saúde.  

Estes profissionais são responsáveis por assegurar a manutenção de programas de vigilância essenciais para a saúde e bem-estar, como por exemplo os programas de vigilância da qualidade da água e vigilância de vetores. De salientar também o importante papel desempenhado no âmbito do combate à Pandemia COVID-19, nomeadamente no rastreamento e estudo epidemiológico dos infetados com COVID-19, bem como na vigilância sanitária de estabelecimentos e locais de utilização pública.