Artigos

Uma decisão inteligente

Em fevereiro de 2016 apresentei na Assembleia da Madeira, uma proposta para promover o atendimento permanente nos centros de saúde, em horas alargadas, nas áreas urbanas mais populosas do sul da região, em especial no Funchal. O objetivo era aliviar, a já então sobrecarregada, urgência do Hospital Dr. Nélio Mendonça, em especial dos casos pouco urgentes e, simultaneamente, promover os centros de saúde regionais como a nova centralidade dos cuidados de saúde regional. Para tal, seria preciso dotar os mesmos com o quadro adequado de profissionais. A proposta foi votada e recusada na altura.

No passado mês de junho, o Sr. Secretário da Saúde, Dr. Pedro Ramos, anunciou a abertura de um atendimento alargado no Centro de Saúde do Bom Jesus, nos moldes e com os objetivos propostos. Creio ser uma decisão inteligente, em certa medida corajosa, pois altera a praxis de muitos anos de gestão dos cuidados de saúde primários. Não duvido que os doentes com menor urgência, serão melhor tratados aqui, que na urgência do hospital. Se outros passos similares forem tomados no futuro, e são vários, todos vamos beneficiar um Sistema de Saúde mais eficaz.

Inúmeros estudos evidenciam que, quanto mais robustos e abrangentes são estes cuidados de proximidade, maior a esperança de vida e menor a morbilidade das populações. Menor é o desperdício de recursos em saúde e maior a satisfação dos utentes.

Muito mudou nas últimas cinco décadas em Portugal. O médico “clínico geral” dos anos setenta, indiferenciado e sem formação específica, foi gradualmente substituído pelo Médico de Família (MGF). Este é agora um especialista, com uma formação com o mesmo nível de exigência dos seus colegas hospitalares. Quatro anos de treino multidisciplinar intensivo, incluindo inúmeras áreas como a Emergência, a Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, Cirurgia, Ortopedia e Traumatologia, bem como Psiquiatria, entre outras. E isto faz toda a diferença na triagem e na melhor abordagem das diferentes doenças.

O Médico de Família conhece bem o seu doente, e procura entendê-lo. Na sua saúde física, no contexto da sua vida, nos seus problemas, na cultura e comunidade, nos seus medos, crenças, expectativas e necessidades. Está disponível e acessível nos momentos de doença aguda (Consulta Aberta), está sempre alerta para diagnosticar as doenças numa fase inicial (prevenção) e acompanha as doenças crónicas (nas consultas de rotina). Estas são muito frequentes, em especial, quatro grandes grupos: as doenças osteoarticulares, a ansiedade e depressão, as doenças cardiorrespiratórias bem como distúrbios metabólicos, como a Diabetes e obesidade.

Ao não excluir utentes de nenhuma idade, o Médico de Família faz o seguimento do nascimento até à morte, permitindo assim o acompanhamento durante toda a sua vida.

A Medicina Familiar é o elo de ligação com as outras especialidades, e vai encaminhar melhor o doente para a especialidade mais adequada.

Hoje, o prestígio profissional dos Médicos de Família é bem diferente do passado. No início da minha carreira ouvia-se dizer que “só ia para MGF quem não tinha nota para mais nada” … A Medicina está cheia de preconceitos. Há muito “hospitalocentrismo”. Tradicionalmente, os gestores clínicos são escolhidos entre os cirurgiões e intensivistas, obviamente mais desfasados do dia a dia dos cuidados de saúde primários e com uma visão muito hierárquica dos médicos.

Felizmente que hoje, muitos dos jovens médicos com as melhores notas, escolhem MGF como a sua primeira opção. E há cada vez mais MGF no SNS e SRS da Madeira. A taxa de cobertura da população com Médico de Família varia entre os 56% em locais como o Caniço e Santana e 100% em várias localidades. Os responsáveis estimam uma média de 80%. Curioso, talvez para alguns, as mais prestigiadas entidades de saúde privadas têm consultas de Medicina Familiar, isto porque a procura destes especialistas tem aumentado.

Como sempre me guio pela minha consciência, quero criticar e alterar o que acredito ser preciso, e elogiar e estimular o que merece. Esta decisão (e a valorização destes profissionais) é uma medida inteligente.