Madeira

Estão abertas as candidaturas ao ‘Alavancar’ e ao ‘Re-Abrir'

None
Foto André Gonçalves/CMF

A Câmara Municipal do Funchal (CMF) vai encaminhar 500 mil euros do orçamento municipal de 2022 para os novos incentivos financeiros, designados ‘Alavancar’ e ‘Re-Abrir’. 

Já estão abertas as candidaturas para os novos apoios municipais para o comércio, restauração e serviços.

Decorreu, esta tarde, na câmara, uma sessão pública para esclarecer os empresários sobre os novos programas, registando-se a participação de dezenas de empresários, contabilistas e presidentes de Juntas de Freguesia.

O presidente da CMF, Pedro Calado, explicou que o ‘Alavancar’ destina-se a apoiar os estabelecimentos de comércio e de restauração de todo o concelho do Funchal. O incentivo, pode chegar até 80% a fundo perdido, através da majoração de 10% para quem abrir aos sábados, e em 20% para os estabelecimentos abertos sábado e domingo.  O limite total de apoio atinge 10.000 euros das despesas elegíveis.

“A autarquia quer uma cidade dinâmica e com vida ao fim de semana”, afirmou o autarca.

Já em relação ao ‘Re-Abrir’, destinado ao comércio local, serviços e restauração, Pedro Calado referiu tratar-se de  um mecanismo de apoio, não reembolsável, concebido pela primeira vez, que  determina a comparticipação de 50% do valor da renda do espaço, até o limite de 375 euros com uma duração de 6 meses, e a entrega de um “Prémio” mediante a apresentação dos comprovativos de despesas de requalificação e modernização do espaço, no valor mínimo de 1.000 euros. 

Estes valores apresentados poderão ser majorados em 10%, no caso de negócios que comprovadamente criem postos de trabalho líquidos de, pelo menos, 1 colaborador, e de 15%, no caso de se tratar de novos negócios que revitalizem o núcleo histórico do Funchal.

As candidaturas podem ser efetuadas  através do site www.funchal.pt, preencher o formulário eletrónico e submeter os documentos necessários para o email do Balcão do Investidor, [email protected].