Mundo

Erupção vulcânica força evacuação de duas localidades no sul do Japão

Foto DR/Twitter
Foto DR/Twitter

Um vulcão em erupção levou hoje à retirada de cinco dezenas de moradores de duas localidades na ilha japonesa de Kyushu, no sudoeste do país.

A Agência Meteorológica do Japão (JMA, na sigal em inglês) elevou o alerta de erupção para o nível mais alto e aconselhou os 51 moradores de duas localidades perto do vulcão Sakurajima a abandonarem o local.

Na manhã de hoje, 33 pessoas já o tinham feito e encontravam-se num posto de enfermagem, localizado numa área mais segura da região.

Segundo a emissora nipónica NHK, os restantes moradores poderão ter sido levados para outros locais.

As escolas da região estão em férias de verão, mas hoje os estabelecimentos de ensino encerraram também para atividades extracurriculares.

"Pomos a vida das pessoas em primeiro lugar e faremos o possível para avaliar a situação e responder a qualquer emergência", disse aos jornalistas Yoshihiko Isozaki, representante das autoridades locais.

A JMA já alertou para a possível queda de rochas vulcânicas até três quilómetros da cratera e o fluxo de lava e cinzas até dois quilómetros.

O Sakurajima, a cerca de mil quilómetros de Tóquio, é um dos vulcões mais ativos do Japão e entra em erupção regularmente.