País

Fogo em Palmela dado como dominado às 09:30h

None
Foto  DUARTE DRAGO/LUSA

O incêndio que deflagrou na quarta-feira em Palmela, distrito de Setúbal, foi dado como dominado às 09:30 de hoje, disse à Lusa fonte da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

De acordo com a página da internet da ANEPC, consultada pela Lusa, no combate ao fogo encontravam-se, pelas 10:20, 406 operacionais, apoiados por 126 veículos e um meio aéreo.

Na quarta-feira à noite, o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Setúbal indicou que este fogo provocou 10 feridos e à retirada da população da zona de Aires.

O alerta para este fogo tinha sido dado às 12:04.

O Governo decidiu hoje prolongar de sexta-feira para domingo a situação de contingência em Portugal Continental devido às previsões meteorológicas, com temperaturas que podem ultrapassar os 45º em algumas partes do país, e ao risco de incêndio.

A situação de contingência corresponde ao segundo nível de resposta previsto na lei da Proteção Civil e é declarada quando, face à ocorrência ou iminência de acidente grave ou catástrofe, é reconhecida a necessidade de adotar medidas preventivas e ou especiais de reação não mobilizáveis no âmbito municipal.

Oito distritos de Portugal continental mantêm-se sob aviso vermelho, o mais grave, devido ao tempo quente, com mais de uma centena de concelhos em perigo máximo de incêndio rural, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.