Mundo

Bolsonaro e Mourão minimizam crime contra apoiante de Lula da Silva no Sul do Brasil

None
Foto EPA

O Presidente e o vice-presidente do Brasil minimizaram, esta segunda-feira, um homicídio cometido por um apoiante do Governo, que matou um membro do Partido dos Trabalhadores (PT), no domingo, num crime que terá motivação política, no sul do país.

"Vocês viram o que aconteceu ontem [domingo], né? Uma briga de duas pessoas lá em Foz do Iguaçu. 'Bolsonarista não sei o quê lá'", disse o Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, para um grupo de apoiantes à porta do Palácio da Alvorada, em Brasília.

"Agora, ninguém fala que o Adélio [Bispo] é filiado ao Psol [Partido Socialismo e Liberdade], né? A única 'media' que eu tenho é essa que está nas mãos de vocês aí", acrescentou o Presidente brasileiro, referindo-se ao autor de uma facada que recebeu em 2018, durante a campanha presidencial, perpetrada por um ex-militante do Psol, força partidária de esquerda.

O vice-presidente brasileiro, Hamilton Mourão, também fez declarações minimizando o crime que aumentou o medo de violência política no Brasil menos de três meses antes da realização das eleições presidenciais, marcadas para outubro.

"Olha, é um evento lamentável, né? Ocorre em todo final de semana, em todas as cidades do Brasil, de gente que provavelmente bebe e aí extravasa as coisas", declarou Mourão.

"Não é preocupante. Não queira fazer exploração política disso daí. Vou repetir o que eu estou dizendo, e nós vamos fechar esse caixão (...) Para mim, é um evento desses lamentáveis, que ocorrem todo final de semana nas nossas cidades, de gente que briga e termina indo para o caminho de um matar o outro", acrescentou o vice-presidente.

Na madrugada de domingo, um homem que trabalha na polícia penitenciária e se autodeclara apoiante de Bolsonaro nas redes sociais invadiu a festa de aniversário de Marcelo Arruda, um polícia municipal de Foz do Iguaçu, no sul do Brasil, e abriu fogo contra o aniversariante.

Inicialmente os 'media' locais informaram que o autor do crime e a vítima, que comemorava o seu aniversário com amigos numa festa privada, haviam morrido, mas depois a polícia confirmou que o atirador que causou o incidente está vivo num hospital.

A vítima, da liderança do PT em Foz do Iguaçu, comemorava seus 50 anos na companhia de amigos e familiares numa festa temática privada para a qual o atirador não havia sido convidado e que exaltava a figura do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva, na sede de uma associação desportiva.

A delegada responsável pelo caso, Iane Cardoso, afirmou numa entrevista no domingo que testemunhas que estavam no local declararam que o autor dos primeiros disparos lançou proclamações a favor de Bolsonaro, apoiado pela extrema-direita brasileira, ao chegar no local, ameaçou os presentes na festa e que tudo indica que se tratou de um "conflito político".

As autoridades locais disseram, porém, hoje que a motivação do crime ainda está sob investigação.

Os conflitos ocorrem a menos de 90 dias das eleições presidenciais, para as quais o principal favorito é Lula, com vantagem de entre 15 a 20 pontos sobre Bolsonaro, de acordo com a maioria das sondagens divulgadas.

A campanha eleitoral deverá ser muito polarizada entre o líder progressista, que governou o Brasil entre 2003 e 2010, e o líder de extrema-direita, que quer renovar o seu mandato por mais quatro anos.