Madeira

PSD assinala aniversário da cidade do Caniço com visita ao Núcleo Museológico

Foto DR/PSD
Foto DR/PSD

Para assinalar o 17.º aniversário da elevação do Caniço a cidade, o PSD realizou, hoje, uma visita ao Núcleo Museológico da Casa do Povo local, numa iniciativa simbólica que, tal como retrata a exposição fotográfica patente naquele espaço, teve por objectivo "recordar o passado, de olhos postos no presente, mas sem esquecer o futuro". Uma exposição que os social-democratas destacam, apelando a uma visita, como forma de dar a conhecer à população a história desta localidade, hoje cidade, do concelho de Santa Cruz.

"O Caniço é, hoje, uma cidade que alia o rural ao urbano, o desenvolvimento à tradição, potenciando o turismo e o comércio, sem esquecer a agricultura e o desporto. É uma cidade que preza muito a sua identidade, com uma população lutadora e resiliente. Uma freguesia que merece mais e melhor, muitas vezes esquecida pela atual gestão camarária", realçou a social-democrata Sara Correia.

Uma cidade que, prossegue, "tem vindo a crescer e a desenvolver-se ao longo dos anos de forma notável, servida por uma frente mar com elevado potencial, onde se podem desenvolver diversas atividades. Na Cultura, gostaria de deixar uma referência especial a Lourdes Castro, artista de renome internacional, que escolheu o Caniço para viver e trabalhar, e que, apesar da sua partida no início deste ano, nos deixou a sua grande 'sombra' (obra)", destacou.

"Hoje é dia de enaltecer o Caniço, o seu povo, a sua resiliência, o seu crescimento e desenvolvimento, sem esquecer que ainda há muito por fazer", acrescenta, ainda, Sara Correia, vincando que é preciso pensar no Caniço a longo prazo. "O Caniço não pode ser uma cidade de constantes promessas autárquicas adiadas", disse, desejando os parabéns à cidade e aos canicenses, pela data que hoje se assinala.

Recorde-se que, a 19 de Abril de 2000, a freguesia do Caniço foi elevada a vila, por se ter tornado num dos maiores polos de desenvolvimento turístico da Região Autónoma da Madeira, depois do Funchal, sendo actualmente uma das zonas habitacionais mais cobiçadas da Região.

Mais tarde, a 9 de Junho de 2005, a vila do Caniço foi elevada a cidade por se ter tornado também, um dos maiores polos de concentração de indústria e comércio regionais.