Profissionais de táxi, o cartão de visita da cidade

Talvez seja a profissão menos reconhecida pela Sociedade.

Lamentável porque na realidade são o espelho da Sociedade, das respectivas Cidades.

As grandes Cidades do Mundo. Começando por Londres, Paris, Roma, Sydney, Manilha, Bannock, não esquecendo Lisboa. Não menciono Nova York, porque nunca visitei, decisão pessoal.

Mas sem dúvida todas estas Grandes Cidades são reconhecidas pela qualidade de serviço dos seus Taxistas. Aparentemente nas Grandes Cidades os exames para ser condutor de Táxi são exigentes, e bastante rigorosos para chegarem a profissionais, não sendo necessário usar farda ou uniforme. Mas existe um código de roupa apropriada, onde que a maioria se torna confortável, continuando a ser uma Profissão com pouca contribuição de Mulheres, talvez pelas horas e falta de suporte.

A razão destas linhas é chamar a atenção ao público, que por força das circunstâncias, falta de mão de obra, aumento de Turismo, uma população mais idosa, há mais evidência e talvez necessidades de aumentar o número de Taxistas, como em todas as profissões quanto maior é o número, maior flexibilidade é concedida aos novos aplicantes.

Embora a idade não seja o maior problema, ou a gravata necessária para exercer a profissão, mas a apresentação, boa condução e bom vocabulário são bastante importantes, para melhor trabalho.

Temos no Funchal excelente qualidade de Táxis, sobretudo carrinhas Mercedes, ideais para transportar famílias em conforto e segurança, e bons condutores.

Talvez com um pouco mais atenção/detalhe, os Profissionais poderão tornar-se parte do orgulho, do Marketing para mais-valia do nosso Turismo na Madeira.

Damião de Freitas