Madeira

PSD congratula o 150º. aniversário da Empresa de Cervejas da Madeira

None
Foto ASPRESS

Através de comunicado, o Grupo Parlamentar do PSD informou que vai apresentar um Voto de Congratulação, na Assembleia Legislativa da Madeira, pelo 150º aniversário das Cervejas da Madeira, homenageando assim os seus responsáveis, trabalhadores e todos os que, diariamente, contribuem para o seu crescimento e desenvolvimento económico.

A fundação do negócio das Cervejas na Região remonta a 1872, através do britânico Henry Price Miles, sendo a sua principal marca a icónica Coral, que surge em 1967. Em 1969, foi a vez da Brisa, nos sabores Laranja, Limonada, Limão, Cola e da Água Tónica, sendo que, início dos anos 70, nasce a Brisa Maracujá, o refrigerante com mais sucesso de todos os produzidos na ECM. Só em 1985, é lançado o primeiro refrigerante sem gás, Brisol.

O partido explica que “claramente, entre tantos feitos, a Revolução de Abril e as consequentes nacionalizações também se fizeram sentir na Empresa de Cervejas, tendo, na altura, o direito de reversão da quota nacionalizada sido transferido para a Região no âmbito do processo autonómico”.

Em 1993, Miguel de Sousa é nomeado administrador em representação da quota nacionalizada e, em 1994, por força da entrada do Grupo Pestana no capital, passa a Presidente do Conselho de Administração, cargo que ainda ocupa. O partido considera que “é um dos grandes responsáveis pela evolução da actividade da empresa e até da sua própria expansão”.

Hoje a ECM tem uma equipa de 250 colaboradores e serve aproximadamente 3500 clientes, tendo uma cobertura de 100% dos pontos de venda da Região É uma embaixadora da Madeira além-fronteiras, através de produtos que se tornaram icónicos por todo o Mundo.

Os sociais democratas salientam que "o Mundo conhece e reconhece a qualidade do que ali é produzido", e exemplo disso são as dezenas de medalhas e centenas de distinções recebidas pelos produtos da ECM, "o que demonstra a qualidade ímpar do que ali é pensado e criado, sem esquecer os sabores e tradições que, sendo características da Madeira, são já parte das mesas por Portugal e Mundo fora".