Madeira

Continente comprou 750 toneladas a produtores madeirenses

None

O Continente comprou 750 toneladas a cerca de 20 produtores madeirenses.

Isto num dia em que ocorreu o lançamento da Academia Clube de Produtores Madeira e a renovação do protocolo com a Secretaria Regional da Agricultura no âmbito do encontro anual do Clube de Produtores Continente (CPC) com produtores regionais de frutas e legumes.

'O futuro… está na produção regional' foi o tema do encontro, que decorreu no Entreposto de Água de Pena, com a presença de Humberto Vasconcelos, secretário regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural, e Ondina Afonso, presidente do CPC.

A Academia do Clube de Produtores Continente, que será agora alargado à Madeira, é uma iniciativa pioneira que congrega produtores, investigadores do panorama científico nacional e equipas da MC Sonae, onde o objectivo é reforçar as parcerias estratégicas e de incorporação de conhecimento junto dos produtores, com o objectivo de capacitá-los, promovendo o desenvolvimento de produtos inovadores e de excelência e que possam ir de encontro às necessidades dos clientes do Continente.

 Vamos já na 5ª Edição da Academia e queremos para o último trimestre deste ano lançar a Academia do Clube de Produtores Madeira, com um programa totalmente adaptado à realidade dos nossos produtores regionais". Ondina Afonso, presidente do CPC

A responsável do CPC salienta o protocolo com a Secretaria Regional da Agricultura que visa “promover uma maior integração entre a produção e a distribuição, apoiando os produtores e estruturando a produção em torno de necessidades efetivas de mercado de que resultem maiores benefícios sociais, económicos e ambientais”.

Os principais produtos que se destacam na produção regional na área de legumes são couves, semilha, batata doce, alface, pepino e o tomate, que se tem vindo a afirmar cada vez mais como uma cultura que se produz na Ilha ao nível do que de melhor se faz em Portugal.

 Anualmente certificamos que os nossos produtores cumprem com um conjunto de indicadores de qualidade, segurança alimentar, ambientais, de responsabilidade social e de bem-estar-animal. Acreditamos que qualquer produtor que cumpra com os nossos referenciais está apto a responder aos desafios emergentes”.   Ondina Afonso

O Continente, através dos técnicos do Clube de Produtores, trabalha diariamente com os produtores nacionais, apurando e seleccionando os melhores produtos para responder às necessidades dos seus clientes. A partir de agora, também a Região passará a ter um técnico dedicado, madeirense, que vai prestar todo o apoio aos produtores no terreno.