5 Sentidos

Jorge Guerreiro actua hoje na Ribeira Brava

As festas de São Pedro prosseguem naquele concelho

None Ver Galeria

As festas de São Pedro na Ribeira Brava prosseguem, esta quinta-feira,  30 de Junho. O primeiro a subir ao palco é Jorge Guerreiro, cantor de música popular, que actua a partir das 22h30 no areal, junto às barracas de comes e bebes.

Conhecido pela sua música de cariz popular portuguesa, Jorge Guerreiro tem carreira artística há mais de 10 anos. Participou no Festival RTP da Canção com o tema ‘Ai Lisboa’ e, mais recentemente, participou no Big Brother famosos da TVI.

Antes desta actuação, o palco pertence aos 'Kontratempo', que vão animar a plateia às 20h30.

A noite musical termina com os DJ's Nélio Fabrício e Niels VanGogh, sob a chancela do Café do Teatro, com sons vibrantes pela noite dentro.

Recorde-se que para facilitar o acesso à festa, a Rodoeste realiza transportes entre o Funchal e a Ribeira Brava (trajeto pela via rápida), às 20h e 21h30, com regresso à 01h, 02h30, 04h e 06 horas da madrugada. Dentro do concelho, o transporte sai de cada freguesia às 19h e 21 horas, com regresso à 01h e 03 horas.

Procissão marcou regresso dos festejos

Ontem, o dia de São Pedro ficou marcado pela procissão que saiu à rua, percorrendo as principais artérias da vila da Ribeira Brava, sob o olhar atento de muitos fiéis que acompanharam a passagem do santo popular. Um momento importante nestas celebrações que regressam depois de dois anos de paragem impostos pela pandemia.

A procissão contou com a presença do executivo da Câmara Municipal da Ribeira Brava, do grupo de escuteiros, do Bispo do Funchal que presidiu à missa solene em honra de São Pedro e do Grupo ‘Dança das Espadas’.

Mantendo a tradição de longa data, a Ribeira Brava voltou também a acolher ontem a ‘Dança das Espadas’ que assinalou a 22.ª participação nesta solenidade.

O projeto foi criado pelo Grupo de Folclore e Etnográfico da Boa Nova, no ano 2000, para manter vivo este costume medieval que era feito no passado pelos pescadores da Ribeira Brava, no dia de São Pedro. Todos os anos, o grupo actua a 29 de Junho na vila ribeira-bravense.

A tarde ficou ainda marcada pelos sons populares através das actuações: do Grupo de Concertinas e Acordeões da Casa do Povo da Ribeira Brava, do Grupo Folclórico da Casa do Povo da Ribeira Brava, do Grupo de Amigos da Casa do povo da Serra de Água e do Grupo de Folclore da Casa do Povo do Campanário.