Madeira

Fotos mostram arranque do Mercado Quinhentista em Machico

None Ver Galeria

A baixa da cidade de Machico acolhe entre hoje e amanhã a 15.º edição do Mercado Quinhentista, sob a temática 'Água, Sangue da Terra'. A cerimónia de abertura do evento, que não acontecia há dois anos, contou com a presenta de dezenas de pessoas, entre elas, entidades oficiais, nomeadamente o Presidente do Governo Regional da Madeira. 

Mercado Quinhentista com “afluência de turismo sensacional”

Prestígio do evento já atrai operadores turísticos

O projecto sociocultural, de natureza pedagógica, foi criado no seio na Escola Básica e Secundária de Machico, em 2006. Actualmente é organizado em parceria com a Câmara Municipal de Machico e pretende, através da recriação histórica das vivências colectivas da capitania de Machico nos primeiros anos de Quinhentos, assinalar o carácter pioneiro daquele concelho no povoamento da Madeira.

A iniciativa pretende ainda sensibilizar para a defesa da identidade cultural local e regional, valorizando-a no contexto do património histórico português.

Os pontos altos do certame serão o Cortejo do Cavalum, que decorre esta noite e o desembarque da nau Santa Maria e posterior Cortejo da Aguada, amanhã a partir das 16h30.

A grande novidade deste ano é o espectáculo multimédia em ecrã de água, intitulado 'Águas com História', que irá ter lugar às 23h30 horas de sábado, junto à praia de São Roque.