Madeira

Porto Santo prevê serviço de táxi gratuito para maiores de 65 anos e garante serviço de telecomunicações ao sector

Programa de transporte pretende facilitar o acesso da população sénior ao Centro de Saúde municipal. Praça de Táxis do Porto Santo terá um telefone público.

A Câmara Municipal do Porto Santo aprovou na reunião camarária desta sexta-feira, 3 de Junho, a proposta de elaboração do Regulamento Municipal Táxi Social + 65 anos. O programa municipal prevê criar um transporte organizado e gratuito para maiores de 65 anos, facilitando o acesso da população sénior ao Centro de Saúde do Porto Santo.

Em nota emitida, a autarquia explica que proposta hoje aprovada "tem por objectivo melhorar o acesso da população sénior, economicamente carenciada, a consultas, internamentos, tratamentos ou exames complementares de diagnóstico e terapêutica. Por outro lado, a segurança será assegurada, nos casos de mobilidade reduzida, através de viaturas adequadas ao transporte de doentes". 

No decorrer na reunião semanal do executivo, Mariana Vasconcelos, vereadora da acção social, destacou que ‘’as autarquias locais dispõem de competências na área social e da saúde, e o município assume um papel cada vez mais relevante nestes domínios, em especial, no que concerne ao combate à pobreza e à exclusão social, assim este programa vem garantir o acesso dos munícipes a cuidados de saúde de forma simples, especialmente para todos os que têm 65 ou mais anos, minimizando as deslocações em veículo particular”.

Outra proposta levada a votação e aprovada foi a atribuição de apoio em espécie ao sector de táxis da ilha do Porto Santo, pelo prazo de 36 meses, através da contratação de uma empresa de telecomunicações para a aquisição do serviço de comunicação para a Praça de Táxis do Porto Santo, através de um telefone público.