Madeira

Machico atribui o nome do Padre José Martins Júnior ao Encontro de Bandolins

None

No passado dia 25 de Junho, sábado, realizou-se o 1.º Encontro de Bandolins em Machico, que a partir dessa data passou a denominar-se ‘Encontro de Bandolins Padre José Martins Júnior’, conforme anunciou Ricardo Franco, presidente da Câmara Municipal de Machico.

Este pressuposto da autarquia de Machico surgiu porque, conforme salientou Ricardo Franco, o padre José Martins Júnior é “uma das pessoas que continua a dar alma a esta arte e que promove o bandolim de forma exímia”.

Para além disso, o padre conserva vários instrumentos do famoso agrupamento bandolinístico da Madeira, denominado ‘Septeto Dr. Passos Freitas’, que percorreu o mundo nos anos 20 do século passado.

Apesar apenas ter constituído formalmente a Tuna de Câmara de Machico em 1983 desde cedo contribuiu para o ensino desta arte musical tão singular junto da comunidade, sobretudo junto dos jovens. Numa altura em que escasseava a oferta musical ele foi visionário numa perspectiva formativa e pedagógica transmitindo os grandes clássicos (Strauss, Mozart, Biset, entre outros…) às novas gerações. Actualmente ainda consegue congregar várias gerações de pais e filhos em torno dos valores musicais.