Madeira

Políticas Desportivas na Região em foco nas ‘Sextas Parlamentares’ do PS

None
Foto DR

As Políticas Desportivas na Região Autónoma da Madeira constituem a temática da segunda iniciativa ‘Sextas Parlamentares’, promovida pelo Grupo Parlamentar do PS, que se realiza esta sexta-feira, pelas 10 horas. 

Depois de, recentemente, terem dado o arranque a esta iniciativa, com o tema ‘Escola Inclusiva na Era Digital’, os socialistas irão desta feita abordar as questões relacionadas com as políticas desportivas na Região, sendo que, para o efeito, irão contar com a participação de Jorge Soares, director do curso de Licenciatura em Educação Física e Desporto da Universidade da Madeira (UMa).

O líder parlamentar do PS, dá conta de que existe um vasto conjunto de questões ligadas ao desporto que estão na ordem do dia e que têm de ser merecedoras de uma atenção especial por parte do Governo Regional. “O Desporto, nas suas diferentes valências, tem um papel decisivo na sociedade, quer estejamos a falar das modalidades federadas, quer da prática de atividade física, determinante para o bem-estar e qualidade de vida da população. Por essa razão, é fundamental que, da parte dos nossos governantes, haja a definição de uma política e de uma estratégia consistente e que seja capaz de responder aos desafios que se colocam nesta área”, afirma o responsável.

Rui Caetano destaca o facto de esta iniciativa contar com o contributo do professor de Gestão do Desporto da UMa, mostrando-se certo que daqui sairão ideias concretas e soluções que podem e devem ser seguidas pelas entidades responsáveis.

Entre os assuntos em debate estarão o Modelo de Apoio ao Desporto, a dicotomia desporto profissional/ desporto amador ou a importância do desporto profissional para a Região.

Refira-se que, de acordo com os dados disponíveis sobre a demografia desportiva federada relativos a 2019/2020, existem na Região 21.681 atletas federados e 170 entidades desportivas (29 associações e 141 clubes) e são praticadas 58 modalidades desportivas, sendo que a verba financeira destinada ao desporto se situa nos 12 milhões de euros.

A necessidade de um plano de desenvolvimento estratégico para o Turismo Activo e o Desporto de Natureza, a questão da reabilitação, modernização e construção de infraestruturas desportivas, a realização de eventos desportivos na Região e a formação dos dirigentes desportivos são outros temas que irão estar igualmente em discussão nas ‘Sextas Parlamentares’.

A iniciativa, que se realiza nas instalações do Grupo Parlamentar do PS, pretende também abordar a realidade específica do Porto Santo, tendo em conta o parque desportivo que a ilha dispõe (complexo de campos de ténis, campo de futebol, stand de tiro, kartódromo, campo de golfe, centro hípico, piscina, estádio de desportos de praia e pavilhão gimnodesportivo), bem como atendendo ao número de entidades desportivas (6), atletas federados (248) e praticantes. Neste âmbito, o objetivo passa também por debater uma estratégia para a rentabilização e autossustentabilidade das instalações desportivas existentes.

“O PS está, com esta iniciativa, comprometido em procurar soluções concretas para os problemas existentes e em contribuir para a definição de políticas que valorizem, verdadeiramente, a prática desportiva e todos aqueles a ela ligados”, remata o líder da bancada parlamentar.