Madeira

Grande procura no arranque do serviço de urgências no Bom Jesus

Prioridade dos utentes deve ser o médico de família, sempre que possível e não seja uma situação emergente

None Ver Galeria

Já esta a funcionar um serviço de urgência no centro de saúde do Bom Jesus, no Funchal. A abertura foi às 16 horas e, após dez minutos, já havia cerca de duas dezenas de doentes à espera de serem atendidos. Os serviço funciona diariamente, entre as 16 e as 24 horas.

Orlandina Figueira, médica responsável por aquele urgência, admite que a procura continue elevada, mas faz notar que o serviço não está vocacionado para situações emergentes, por exemplo, resultantes de um acidente. Nesses casos, as pessoas devem procurar a urgência hospitalar.

Além disso, quando um pessoa necessita de ser vista por um médico no próprio dia, em primeiro lugar, deve tentar uma consulta com o seu médico de família e só depois, se isso não for possível, ir à urgência do centro de saúde. 

No caso do Bom Jesus, é possível marcar consultas para os médicos de família, entre as 8 e as 9 horas e entre as 13 e as 14 horas.

A urgência do Bom Jesus está vocacionada as situações urgentes, mas não emergentes. São as situações em que no Hospital as pessoas são triadas com as cores azul e verde. Apesar disso, o centro está equipado com um sala de emergência e dispõe de equipamentos como um Raio X e um laboratório para algumas análises.

O secretário da Saúde, que, com o director regional de saúde e a Administração do SESARAM, esteve presente na abertura daquela urgência, falou numa mais-valia notória para o Serviço de Saúde, nesta fase de grande procura pelo Hospital Dr. Nélio Mendonça.

Pedro Ramos lembrou que, nos concelhos fora do Funchal, existem quatro urgências 24 horas por dias em centros de saúde e outras quatro das 8 às 22 horas. No funchal não havia essa opção. Agora há, só ainda não está definido se termina após ao Verão ou se continua.

Será feita uma avaliação semanal e, se se justificar, nomeadamente pela melhoria na Urgência do hospital Dr. Nélio Mendonça, a urgência do Bom Jesus pode ser prolongada.

Apesar de pensada, essencialmente, para a população do Funchal, ninguém será recusado na urgência do Bom Jesus, venha de onde vier. Como nos referiu Orlandina Figueira: "Somos um só serviço de saúde e estamos ao serviço da população. Estamos abertos às pessoas de qualquer parte da ilha."