Madeira

Hospital Dr. Nélio Mendonça coberto com o 5G da NOS para cirurgias remotas

None

O Hospital Dr. Nélio Mendonça está a partir de hoje coberto pela rede 5g da NOS, que será usada para dar assistência remota aos profissionais de saúde, bem como apoiar a formação médica e treino hospitalar.

A rede 5G da NOS está progressivamente a ser implementada na Região, garantindo que cada vez mais madeirenses tiram partido das características únicas desta rede e beneficiam de uma nova experiência de utilização.  

E como sendo a saúde um sector estruturante da sociedade e uma das áreas onde a inovação potenciada pelo 5G será verdadeiramente transformadora, a NOS, em parceria com a Johnson & Johnson MedTech, implementou assim solução de apoio remota aos profissionais de Saúde no Hospital Dr. Nélio Mendonça, no Funchal, que já está integralmente coberto com rede 5G.

A empresa de telecomunicações, tendo a Johnson & Johnson MedTech como parceiro tecnológico, informa que a solução de assistência remota estabelece uma ligação de vídeo de alta-definição 4K entre dois profissionais de saúde que estejam ligados remotamente, utilizando os smartglasses.

Desta forma, esta solução vai possibilitar o recurso a um apoio especializado a qualquer momento, esbatendo as distâncias físicas entre profissionais e permitindo ainda uma maior monitorização dos processos. Actualmente implementada nas áreas de Hemodinâmica e no Centro de Simulação Clínica do Hospital, onde a plataforma digital de assistência remota é também utilizada para efeitos de formação médica e treino hospitalar.

A partilha de conhecimento e informação acontece com especialistas localizados à distância e que, remotamente, interagem em tempo real.  Foi possível, ao dia de hoje, ter um especialista remoto em Lisboa que pôde, com sucesso, acompanhar e dar suporte aos médicos no laboratório de Hemodinâmica do Hospital Dr. Nélio Mendonça, no Funchal, durante a ablação de uma taquicardia supraventricular.

O sistema que dá suporte à solução é composto por dois 'smartglasses Vuzix' e dois 'hotspots' 5G equipados com cartões 5G.

Este é um dia especial para a Madeira e para o setor da saúde em Portugal. Graças à rede 5G da NOS, o Hospital Dr. Nélio Mendonça, os seus profissionais e os seus utentes, beneficiam agora de uma solução inovadora, com potencial para revolucionar tanto os procedimentos, como a formação médica. O 5G está a potenciar grandes avanços tecnológicos, que vão permitir um futuro melhor para todos os portugueses. Como empresa líder na entrega do 5G, que cria mais valor para as pessoas, para as empresas e para o País, a NOS está hoje a apoiar a Região Autónoma da Madeira a construir esse futuro Manuel Ramalho Eanes, administrador-executivo da NOS
nas últimas décadas, assistimos ao desenvolvimento galopante das tecnologias aplicadas à área da saúde e a Covid-19 veio acelerar a implementação de novas abordagens por parte da Johnson & Johnson MedTech, nomeadamente, em áreas como o telementoring, realidade virtual e aumentada. Nesse sentido, esta parceria com a NOS, e a utilização do 5G, vem possibilitar a junção da tecnologia ao serviço da saúde, aproximando o corpo clínico do Hospital da Madeira com líderes de opinião através da utilização de uma solução que permite o acompanhamento remoto do procedimento e possibilidade de discussão clínica em tempo real. A combinação destas tecnologias, potencia a formação continuada dos profissionais de saúde e o tratamento diferenciado dos pacientes. Adicionalmente, como companhia, pretendemos dar o nosso contributo para a execução da transição digital na área da saúde Ana Ayres, country manager da Johnson & Johnson MedTech

A NOS informa ainda que está já a trabalhar em novas aplicações da quinta geração de comunicações móveis no sector da saúde, com a implementação de soluções que recorrem à sensorização para monitorização em internamento domiciliário, e soluções de remote healthcare, para colaboração médica à distância.