Mundo

Ataque contra autocarro provoca 13 mortos e três feridos

None

Um ataque contra um autocarro no norte da Síria provocou hoje 13 mortos e três feridos, noticiou a agência oficial síria Sana.

O ataque ocorreu na província de Al-Raqa, onde o grupo jihadista Estado Islâmico (Daesh, no acrónimo árabe) ainda está ativo, segundo a organização não-governamental Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

"Notícias preliminares de 13 militares mortos e dois feridos num ataque terrorista que tinha como alvo um autocarro na periferia [da cidade] de Al-Raqa", noticiou a Sana, sem dar mais pormenores, citada pela agência espanhola EFE.

Um porta-voz militar não identificado disse posteriormente à imprensa síria que as vítimas mortais são 11 civis e dois militares, havendo ainda três militares feridos, segundo a agência norte-americana AP.

O autocarro seguia para a província de Homs quando ocorreu o "ataque terrorista", cerca das 06:30 locais (04:30 em Lisboa), disse a mesma fonte.

O OSDH, que tem sede em Londres e possui uma ampla rede de contactos na Síria, confirmou o ataque e elevou o número de vítimas para 15 mortos, segundo a agência francesa AFP.

O ataque não foi reivindicado de imediato.

A cidade de Al-Raqa, capital da província síria do mesmo nome, foi a capital de um "califado" que o Daesh proclamou na Síria e no Iraque em 2014, até ter sido derrotado em março de 2019.

As células adormecidas do Daesh têm realizado ataques na região, sobretudo contra autocarros do exército governamental ou veículos em que viajem militares.

No início de junho, um ataque contra um autocarro na província oriental de Deir al-Zur matou dois civis e feriu 21.

No início deste ano, o Daesh levou a cabo a sua maior ação na Síria desde 2019 com um motim numa prisão que provocou mais de 500 mortos.