País

PR recebeu homólogo de São Tomé e Príncipe

None

O Presidente da República recebeu no domingo o homólogo de São Tomé e Príncipe, Carlos Vila Nova, no decurso de uma visita privada a Portugal, de acordo com uma nota hoje divulgada na página oficial da Presidência na Internet.

A última vez que Marcelo Rebelo de Sousa visitou São Tomé e Príncipe foi em outubro de 2021, por ocasião da tomada de posse de Carlos Vila Nova.

Na altura o Presidente da República condecorou o então chefe de Estado cessante são-tomense, Evaristo Carvalho, na embaixada de Portugal naquele país lusófono.

Carlos Vila Nova, apoiado pelo partido Ação Democrática Independente, venceu a segunda volta das eleições presidenciais de 05 de setembro do ano passado.

A partir do próximo ano e durante um período de dois anos, São Tomé e Príncipe vai assumir a presidência rotativa da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), sucedendo à presidência de Angola.

Em fevereiro de 2018, Marcelo Rebelo de Sousa realizou uma visita de Estado a São Tomé e Príncipe, a convite do seu homólogo, depois de ter recebido Evaristo Carvalho no Palácio de Belém, em Lisboa, em Maio de 2017, no início da sua visita oficial a Portugal.

Em Maio de 2019, regressou ao país para participar nas comemorações do centenário da confirmação da teoria da relatividade geral de Albert Einstein, na ilha do Príncipe, juntamente com o seu homólogo são-tomense.