Madeira

Concurso de Fontanários volta após dois anos de interregno

None
Foto: DR

Após dois anos de interregno, devido à covid-19, a Casa do Povo de São Roque do Faial volta a organizar, quarta-feira, dia 23 de Junho, a 18.ª edição do Concurso de Fontanários.

Este concurso pretende "manter a tradição de enfeitar os fontanários públicos da freguesia por altura do São João, assim como proporcionar momentos de convívio e confraternização entre as pessoas que residem próximo das fontes", explica o comunicado enviado pela Casa do Povo de São Roque do Faial.

Pretende também "preservar, valorizar e divulgar o património local dos fontanários públicos". 

Actualmente existem 14 fontanários na freguesia de São Roque do Faial, distribuídos por vários sítios.

Nos últimos anos a Junta de Freguesia de São Roque do Faial e a Câmara Municipal de Santana têm desenvolvidos esforços no sentido de recuperar algumas fontes tendo mesmo construído de raiz alguns fontanários.

Um júri vai percorrer os fontanários a concurso, no dia 23 de Junho, a partir das 18h00.

Será atribuído um prémio de participação no valor de 30 euros, a cada um dos fontanários concorrentes. Aos responsáveis pela organização do enfeitamento de cada fontanário será ainda entregue um troféu alusivo ao concurso.

O 1.º lugar vai receber 50 euros, o 2º classificado vai ganhar 40 euros e o 3.º classificado ganhará 30 euros, mais 10 euros o prémio revelação.

A animação ficará a cargo do grupo de tocares e cantares 'Camponeses', da Casa do Povo de São Roque do Faial.

A actividade vai terminar com um convívio, junto ao fontanário 1 do sítio do Pico do Cedro Gordo, para todos os participantes.

Nesse local será anunciado os vencedores e entregue os respectivos prémios.