Madeira

Seis moções sectoriais e uma global no Congresso do CDS

None

O prazo limite de entrega das moções de estratégia global e sectorial terminou ontem, 17 de Junho (até às 23 horas), conforme o estipulado no Regulamento do Congresso, aprovado em reunião do conselho regional do dia 28 de Março de 2022.

Segundo o Regulamento do XVIII Congresso, as moções de estratégia global devem ser subscritas por um número mínimo de 150 militantes, sendo que o mesmo militante só pode assinar uma única moção global.

As moções de estratégia sectorial devem ser subscritas por um número mínimo de 25 militantes, sendo que o mesmo militante pode assinar duas moções sectoriais, segundo o mesmo regulamento.

As moções de estratégia sectorial pretendem "fixar a orientação do partido em relação a assuntos políticos específicos", explica um comunicado enviado pelo CDS.

Assim, foram entregues, na Comissão Organizadora do Congresso (COC), seis moções sectoriais:

Moção A: 'Uma saúde com sentido social e marca CDS-PP' - Mário Pereira

Moção B: 'Comunicação e reestruturação do CDS-PP Madeira' - Marco Pires

Moção C: 'Reforçar o compromisso com as nossas comunidades' - Ana Cristina Monteiro

Moção D: 'Um CDS mais unido e participativo nas concelhias – O papel das concelhias no crescimento do partido' - Lídia Albernoz

Moção E: 'Estratégias para o Mar' - Marco Pires

Moção F: 'Reforma fiscal do IRS'- Gonçalo Pimenta e Ricardo Abreu

No que diz respeito às moções de estratégia global, a COC recebeu apenas uma moção:

Moção A: 'A Direita da Madeira', subscrita por Rui Barreto

A sessão de abertura do Congresso será sábado, 25 de Junho, e contará com Artur Lima, presidente do CDS-PP Açores e Pedro Morais Soares, secretário-geral do CDS-PP.

Ainda no sábado vai ser apresentada e votada a moção de estratégia global, intitulada 'A Direita da Madeira', de Rui Barreto e, serão também apresentadas as seis moções sectoriais.

De acordo com o programa do Congresso, o líder nacional do CDS-PP, Nuno Melo, estará presente na sessão de encerramento, no domingo, dia 26 de Junho, dia em que os militantes elegem os novos corpos dirigentes do partido na região.