Madeira

Céu pouco nublado no Sul da Madeira

Machico e Porto Santo apresentam hoje risco elevado de incêndio

None

A previsão do IPMA para este sábado aponta para períodos de céu, em geral, pouco nublado na vertente Sul da ilha da Madeira. Na Costa Norte e terras altas o caso muda de figura: há possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos a partir do final da tarde.

Já o vento irá soprar fraco a moderado (10 a 30 km/h), por vezes forte (até 40 km/h) nas terras altas e nos extremos Leste e Oeste da ilha da Madeira.

Com a temperatura da água do mar a rondar os 21/22ºC esperam-se por ondas inferiores a 1 metro na Costa Sul e vagas entre 1 a 1,5 metros na Costa Norte, que deverão aumentar gradualmente para 1,5 a 2 metros.

Localidade Previsão T. Máxima (ºC)
Santa Cruz 26ºC
Funchal/Ponta do Pargo 25ºC
Porto Santo/C.ª de Lobos/São Vicente/Machico/Lugar de Baixo 24ºC
Porto Moniz 23ºC
Santana/Santo da Serra 21ºC
Bica da Cana 19.ºC
Areeiro 18.ºC

Machico e Porto Santo apresentam hoje risco elevado de incêndio de acordo com o índice FWI - composto por 6 sub-índices que são calculados com base nos valores dos elementos meteorológicos e é através da utilização deste índice que se torna possível estimar o perigo de incêndio a partir do estado dos diversos combustíveis presentes no solo florestal.

Os restantes concelhos da Madeira estão sob risco moderado, excepto o Porto Moniz, onde o perigo é reduzido.

E por falar em calor convém utilizar óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol, protector solar e evitar a exposição das crianças ao sol. Madeira (9) e Porto Santo (9) apresentam risco muito elevado de exposição aos raios ultravioleta.