Coronavírus Madeira

"303 mortes? Não sei se 50% são de covid"

None

Pedro Ramos tem dúvidas se as três centenas de vítimas declaradas pelo Sistema Regional de Saúde, de resto incluídas no Boletim de Vigilância Epidemiológica da covid-19 que é transmitido via oficial, se são efectivamente causadas pelo novo coronavirus.

“Destas 303 mortes não sei se 50% são de covid. Agora que têm teste positivo, têm”, declarou esta tarde numa visita ao centro de saúde da Calheta e aproveitando para desvalorizar os números e percentagens que têm vindo a público. 

“Gostaria de vos dizer que destas 303 mortes, em 120 mil pessoas atingidas pela doença, corresponde a uma taxa de 0,2%, o que é 10 vezes inferior a taxa desta doença e, se compararmos com a população da Madeira, a taxa é de 0,1%”, precisou o governante aos jornalistas que faziam a cobertura da visita à unidade de internamento que passa a contar com 16 camas de longa duração e com mais 28 profissionais.

O sistema regional de Saúde encomendou 4 mil vacinas tetravalente reforçada seguindo o plano de vacinação Outono e Inverno que prevê a co-administração das vacinas contra a gripe e covid-19 em idosos, sobretudo para utentes que estão em estruturas residenciais