Boa Noite

Era uma vez as fábricas

Antes das férias, uma pergunta: o que leva o Governo que deixou cair a Ilma a avançar com a Oficina dos Lacticínios da Madeira?

Boa noite!

No fecho da semana de quatro dias, partilho quatro observações antes das férias

. Lembram-se da famigerada Ilma? O Governo também não e por isso avança para a construção da Oficina dos Lacticínios da Madeira, uma pequena fábrica a edificar em Santana. Por este andar, a desactivada Fábrica das Moscas terá como sucedâneo um Atelier de Insectos Exterminadores de Roedores, mesmo que tal possa dar campanha eleitoral feita à custa da distribuição generosa de raticida, e a Fábrica das Algas do Porto santo dará lugar ao Centro de Produção de Relva Verde capaz de resolver a seca vigente no campo de golfe.

. Entendidos na matéria garantiram-me que o consumo de drogas e de outras substâncias perigosas é deveras assustador. Se assim é, com reflexos em vandalismos inexplicáveis e roubos frequentes, de que estão à espera para reforçar o policiamento e , já agora, pôr a prometida videovigilância a funcionar?

. Atendendo aos delírios partilhados por alguns notáveis nos meios de comunicação social, sugere-se mudança imediata no código deontológico dos jornalistas. À obrigação já em vigor para que antes de recolher declarações e imagens, os profissionais “atendam às condições de serenidade, liberdade, dignidade e responsabilidade das pessoas envolvidas”, importa adicionar a necessidade de ignorar o disparate, ou, numa versão mais educada, atender às condições de senilidade dos interlocutores. E isto não tem nada a ver com a idade.

. Quem trabalha merece descansar onde lhe aprouver. Está-se bem por esse mundo além, em Canárias, na Sardenha, em Ibiza ou em Formentera! Bem melhor do que por estas paragens onde estranhamente alguns se atiram aos turistas que lhes dão pão, confundindo saturação de sítios específicos, devido à má gestão ambiental, com uma hipotética massificação do destino.

Eu volto ao 'Boa Noite' em Julho. Vemo-nos por aí. Até breve.