Madeira

PS exige acção sustentada do Governo para valorizar cultura da cereja

None

O presidente do Partido Socialista Madeira (PS-M) defendeu, hoje, a necessidade de "uma estratégia integrada para a fruticultura regional que valorize as culturas tradicionais, como a cerejeira".

Sérgio Gonçalves, que, juntamente com vários elementos do partido, visitou a Festa da Cereja, no Jardim da Serra, mostrou-se preocupado com "as quebras sucessivas que a produção deste fruto tem vindo a acumular ao longo dos últimos anos", que resulta numa "diminuição dos rendimentos dos agricultores e das suas famílias".

Este é, como referiu, "um problema que está a tornar-se crónico" e a culpa é do Governo Regional.

"Todos os anos o Governo parece ser apanhado desprevenido com a quebra dos rendimentos dos agricultores e avança teoricamente com medidas avulso que só adiam a resolução do problema", acusa o socialista, defendendo a implementação de uma estratégia que "valorize a produção com reflexo no preço pago ao produtor".

Sérgio Gonçalves apontou para a necessidade de o Governo Regional "identificar as causas que estão a levar à morte das cerejeiras e à quebra progressiva da produção".

Por outro lado, alertou que "com os apoios à intensificação e à produção por m2, estão a ser incentivadas práticas agrícolas que não são as melhores para este tipo de cultura".

Salientou ainda que "há que atender às alterações climáticas, que se manifestam em falta de água e na ocorrência de chuvas fora de época, com a destruição da produção de uma forma ou de outra”.

O presidente do PS Madeira apontou várias soluções para fazer face a esta situação, começando por defender a valorização da cereja regional, através da Denominação de Origem Protegida, salvaguardando a menção ‘Cereja do Jardim da Serra’ e ‘Cereja do Curral’ e de todos os produtos transformados resultantes destes frutos e típicos destas zonas.

Sérgio Gonçalves propôs igualmente a criação de medidas de incentivo às culturas da Região, como a cerejeira, "promovendo a expansão de culturas típicas madeirenses onde elas são características e tradicionais ao longo da história da ilha, bem como a criação de planos estratégicos para consociações de culturas típicas, tradicionalmente e localmente adaptadas e que criem sinergias entre elas, promovendo a produtividade na exploração e não por cultura".

Além disso, os socialistas entendem que devem ser "criadas estratégias e planos de formação agrícola para uma produção regional sustentada nos recursos locais".

Preconizam ainda o desenvolvimento de uma "agenda de investigação e inovação para o desenvolvimento rural com ligação ao ensino superior", o que passaria por apoios à investigação na Universidade da Madeira.

Sérgio Gonçalves recordou que o PS apresentou no Parlamento regional um projecto de resolução que previa a criação de uma Estratégia Regional para a Fruticultura de Altitude, na qual estava incluída a cultura da cereja, mas a mesma foi chumbada pela maioria PSD/CDS.

Da mesma forma, o PS já se bateu sem sucesso pela adaptação à Região do Estatuto da Agricultura Familiar.