Madeira

Rita Andrade destaca reforço de quadros e da "transparência" no aniversário da Segurança Social

Está em curso a contratação de mais 34 colaboradores e 22 assistentes técnicos para 2022

Secretária da Inclusão homenageou 35 colaboradores do ISSM, com 25 anos de serviço.
Secretária da Inclusão homenageou 35 colaboradores do ISSM, com 25 anos de serviço.

O Instituto de Segurança Social da Madeira (ISSM) tem em curso procedimentos de contratação de mais 34 colaboradores nas áreas de serviço social, psicologia e sociologia e 22 assistentes técnicos, que deverão ficar concluídos ainda este ano.

O anúncio foi feito, esta segunda-feira, pela secretária regional de Inclusão Social e Cidadania, durante a abertura oficial das comemorações da Segurança Social, no auditório do ISSM.

A contratação vem no seguimento de um reforço dos quadros do ISSM, levado a cabo ao longo dos últimos dois anos, período em que foram contratados 35 técnicos superiores na área do direito e da gestão, reforçando, entre outras áreas, a Unidade de Apoio às IPSS, bem como 52 assistentes operacionais para os lares.

Rita Andrade revelou ainda que foram desenvolvidas "várias diligências no sentido melhorar a eficácia e eficiência de procedimentos internos, como a cobrança de dívidas, e a publicação da lista de devedores, reforçando, assim, a transparência" do organismo sob a sua tutela.

"Foi ainda reforçada a actuação do Instituto de Segurança Social no que diz respeito ao acompanhamento técnico às entidades de economia social, numa perspectiva adequar a sua atuação face aos fins que prosseguem, bem como à implementação de instrumentos de controlo interno e visitas de acompanhamento técnico às instituições, entre muitas outras medidas”, acrescentou.

Esta tarde, no seguimento do Dia Nacional da Segurança Social, assinalado ontem, dia 8 de Maio, foram homenageadas três Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e 35 colaboradores do ISSM que completam 25 anos de serviço.

"O objectivo principal desta sessão é o de reconhecer o trabalho desenvolvido diariamente pelos trabalhadores do Instituto de Segurança Social da Madeira, que dão o seu melhor para garantir o direito de todos os cidadãos madeirenses e porto-santenses à protecção social e os apoios às empresas, bem como o trabalho desenvolvido pelas instituições parceiras, na disponibilização das mais variadas respostas sociais nas áreas da infância e juventude, da família e comunidade, da deficiência e reabilitação e da população idosa”, sublinhou Rita Andrade, enaltecendo a "dedicação" e "espírito de missão" dos colaboradores da Segurança Social em dia de aniversário.

Também este ano, e por se assinalar o Ano Europeu da Juventude, foram homenageadas três IPSS que prestam respostas sociais direccionadas a crianças e jovens.

“Recorde-se que as crianças e jovens passaram por grandes dificuldades durante a pandemia da covid-19, devido ao isolamento social imposto numa fase tão crítica do seu desenvolvimento, pelo que o Ano Europeu da Juventude procurará colocar em evidência a importância da juventude europeia na construção do futuro da Europa, um futuro melhor - mais ecológico, inclusivo, sustentável e digital”, referiu a secretária regional, assinalando ainda que "todos nós vivemos grandes desafios em tempo de pandemia", que exigiram a "criação de novas respostas sociais, com a segurança social sempre na linha da frente do combate à pandemia”.

Refira-se ainda que, no âmbito das comemorações da Segurança Social são várias as actividades previstas, ao longo do mês, dirigidas aos colaboradores e entidades parceiras.