Madeira

PSD-M apresentou voto de saudação pelo Dia Internacional do Enfermeiro

None

Enaltecendo a capacidade "trabalho, dedicação, empenho e coragem, bem como, o seu papel nos sistemas de saúde", o grupo parlamentar do PSD, apresentou, na Assembleia Legislativa da Madeira (ALM), um voto de saudação pelo Dia Internacional do Enfermeiro, celebrado a 12 de Maio.

No ano passado, de acordo com a Ordem dos Enfermeiros, existiam mais de 80.000 enfermeiros portugueses em actividade onde, 2.400, exercia na Madeira.

"Este ano, o tema definido por este Conselho, para celebrar os Enfermeiros no mundo e a Enfermagem, foi 'Enfermagem: Uma Voz para Liderar – Investimento na Enfermagem e Respeito aos seus Direitos para Garantir a Saúde Global'", informa o comunicado enviado pelo partido.

Segundo o mesmo este é um tema que tem vindo a ganhar ênfase durante a pandemia, uma altura em que "a prioridade recaía sobre a salvaguarda da saúde pública, sem esquecer a eficaz e humanizada prestação de cuidados de saúde".

Com a fase mais crítica ultrapassada, os enfermeiros, "continuam a procurar o seu verdadeiro reconhecimento profissional, numa altura em que, em Portugal, as dificuldades continuam a ser muitas".

O mesmo é reiterado pela bastonária dos Enfermeiros que afirma que “o Executivo entrega à Saúde pouco mais de 5% do seu programa” e que “não deixa de ser simbólico que nos quatro desafios estratégicos desenhados até 2026 não apareça a palavra Saúde”.

"Na nossa Região, por outro lado, o Governo Regional tem feito um esforço para valorizar o crucial trabalho dos enfermeiros, através da melhoria das infraestruturas, no aumento das certificações de qualidade e de contratações, na resolução de vínculos precários e no descongelamento de carreiras". Grupo Parlamentar do PSD-Madeira.

Segundo o grupo parlamentar este trabalho realizado pelo Governo Regional é "reconhecido" pela Ordem dos Enfermeiros que, no ano passado, "reiterou que a situação no arquipélago é muito melhor do que em Portugal Continental".

Esta data remete para o aniversário da fundadora da enfermagem moderna, Florence Nightingale, determinada pelo Consleho Internacional de Enfermagem.

"Celebrar a enfermagem e priorizar a saúde global é, sem dúvida, um mote para reforçar a profissão. E isso deve ser feito de forma concisa. Na Madeira, os enfermeiros continuarão a ser celebrados, através da melhoria das suas condições de trabalho e da sua progressão" Grupo Parlamentar do PSD-Madeira.