Madeira

PSD propõe voto de saudação pelo Dia Internacional do Trabalhador

None
Foto Aspress

O Grupo Parlamentar do PSD deu entrada, na Assembleia Legislativa da Madeira, de um voto de saudação pelo Dia Internacional do Trabalhador, em homenagem às "mulheres e homens que, com diálogo, esforço, trabalho e profissionalismo contribuem para o desenvolvimento económico e social da sua terra".

Em comunicado de imprensa os social-democratas salientam que, na Região Autónoma Madeira, foi a Autonomia que potenciou "a conquista e aprofundamento destes direitos, num trabalho conjunto e numa articulação constante entre Governo, entidades patronais e trabalhadores".

Aliás, tem sido este caminho que tem permitido viver num clima de paz social, conseguido, também, através das competências específicas, no que diz respeito ao trabalho, emprego e formação profissional, que a Madeira tem.

O PSD enaltece também o papel dos sucessivos governos regionais que têm, a seu ver, "mostrado que é com alterações práticas e concisas e com diálogo e concertação, que se faz a diferença na vida profissional",  apontando como exemplo a resposta à pandemia de covid-19.

"Durante o período pandémico, o Governo Regional não abandonou os trabalhadores, demonstrando o seu forte compromisso, criando medidas de apoio excecionais, com destaque para o FEAS, um fundo de compensação que ajudou os trabalhadores que tiveram perdas de rendimentos por causa dos efeitos económicos e sociais da covid-19", sustenta a bancada 'laranja'.

Por outro lado, observam que mesmo após o período pandémico, foi feito um "esforço encetado para manter os postos de trabalho."

"O apoio às empresas, durante a pandemia, foi fundamental para a sua manutenção, o que motivou a recuperação dos bons indicadores de emprego a que agora se assiste", reforça o PSD.

"Entre 2015 e 2019, a Madeira viveu um período importante, que ficou marcado por uma redução gradual da taxa de desemprego, de tal forma que, no início de 2020, a Região apresentava a mais baixa taxa de desemprego do país, 5,6%. Apesar da interrupção devido à pandemia, hoje, a Região apresenta já uma recuperação evidente, designadamente ao nível do emprego, sendo os números elucidativos desta realidade. Foram atingidos indicadores anteriores aos da pandemia, com uma recuperação, num ano, de quase 7000 postos de trabalho", complementam os social-democratas.

Ressalva, igualmente, "a constante criação de condições para o investimento e para a criação de novos empregos".

"O aumento dos postos de trabalho, a redução da taxa de desemprego registado, as políticas do Governo Regional e o papel e esforço dos empresários, das empresas e dos trabalhadores são fatores mais do que suficientes para festejar o Dia do Trabalhador e acreditar que a Madeira continuará a recuperar, num clima de permanente paz social, confiança e esperança", remata a mesma nota.