Madeira

PS defende criação de incentivos fiscais e valorização do produto regional

None

O presidente do Partido Socialista Madeira defende a criação de incentivos fiscais e a valorização do produto regional, que permitam fixar as pessoas na costa Norte da ilha da Madeira e no Porto Santo.

Sérgio Gonçalves falava, esta manhã, na freguesia de Ponta Delgada, no âmbito de mais uma iniciativa da ‘Academia PS’, subordinada à temática do desafio demográfico, problemática com a qual a Região – e particularmente os municípios do Norte – se confronta.

“A falta de oportunidades provocou esta saída massiva de população ao longo da última década”, referiu Sérgio Gonçalves, considerando que a inversão desta situação pode ser feita com a criação de benefícios e incentivos fiscais à fixação das pessoas e à criação de emprego.

O responsável sublinhou que há que implementar políticas públicas que permitam dar condições aos jovens nos municípios do Norte, algo que pode passar pela valorização do produto regional, já que o sector da agricultura pode oferecer oportunidades, desde que seja melhor remunerado.

“Temos de valorizar o produto regional, temos de criar valor em toda a cadeia, para que essas atividades sejam suficientes para que as pessoas aqui se fixem e desenvolvam a sua vida”, afirmou.

Voltou a defender o consumo de produtos regionais por parte das entidades públicas, lembrando que o PS apresentou na Assembleia Legislativa um projecto que visava a criação de um programa de compras publicas ecológicas, mas a maioria PSD/CDS teimou em rejeitar esta pretensão.

A reabilitação das habitações em espaço rural, atendendo também à questão da eficiência energética, foi outra das ideias defendidas pelo presidente do PS Madeira.

Por seu turno, o líder da bancada parlamentar socialista lamentou o facto de só agora o executivo optar pela construção de habitação a custos controlados na zona Norte, considerando que esta solução há muito já deveria ter sido implementada.

Rui Caetano acusou ainda o executivo de ter falhado redondamente relativamente à qualificação dos madeirenses.