Alterações Climáticas Madeira

Francisco Franco debate "Os Oceanos: Um Mar de Recursos"

Foto Arquivo/Aspress
Foto Arquivo/Aspress

"Os Oceanos: Um Mar de Recursos" é o tema da conferência que o presidente da Sociedade Europeia de Ictiologia, professor Alberto Teodorico Correia, profere na próxima segunda-feira, dia 9 de Maio, a partir das 9h45, na Sala de Sessões da Escola Secundária de Francisco Franco.

A palestra pretende sensibilizar o público em geral, e os jovens em idade escolar, para a importância da tomada de consciência ecológica das consequências das nossas atividades quotidianas na preservação deste ecossistema, e que seguramente irão contribuir para uma exploração racional e sustentável dos oceanos.

Este reconhecido especialista internacional em ecologia aquática vai lembrar na Francisco Franco que os oceanos cobrem cerca de 71% da superfície terrestre do nosso planeta, paradoxalmente chamado 'Terra'. Além de serem uma fonte quase inesgotável de recursos naturais, sejam eles biológicos, minerais, energéticos e fármaco-terapêuticos, desempenham um papel crucial na modelação do clima, na sua interface com a atmosfera, em particular na sequestração de dióxido de carbono, atenuando o efeito de estufa, e mitigando os efeitos das alterações climáticas.

Biólogo de formação, Alberto Teodorico Correia, que é natural do Funchal, doutor em Ciências do Meio Aquático, investigador integrado no Centro Interdisciplinar de Investigação Marina e Ambiental da Universidade do Porto, onde lidera um grupo de investigação e professor Associado na Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Fernando Pessoa e Professor convidado no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto.