Madeira

Abertas candidaturas para bolsa de investigação Rubina Barros

Os trabalhos a concurso deverão ser entregues até dia 17 de Setembro

None

Tal como o DIÁRIO já havia avançado, a 9.ª edição da bolsa de investigação Rubina Barros foi lançada, no passado dia 4 de Abril, na sede do Núcleo Regional da Madeira da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

Esta é uma parceira entre o Núcleo Regional da Madeira da Liga Portuguesa Contra o Cancro e o DIÁRIO.

Os trabalhos a concurso deverão ser entregues em mão ou dirigidos até dia 17 de Setembro de 2022 (data do carimbo dos CTT) para a sede do Núcleo Regional da Madeira da Liga Portuguesa Contra o Cancro: Rua Elias Garcia, Ed. Elias Garcia I – Bl. II – 1.º A – 9050-023 Funchal. 

O júri é constituído por Maria Idalina Barros, familiar da Rubina Barros; Marla Vieira, psicóloga e coordenadora da Psico-Oncologia e da Formação do NRM – LPCC; . Isabel Silva Icotrim, enfermeira ligada à área de investigação, na UMa; Hugo Gaspar, médico e director clínico do NRM – LPCC e António Trindade, mecenas da Bolsa Rubina Barros. 

A bolsa não decorre no âmbito da legislação em vigor aplicada ao Estatuto do Bolseiro Investigador. 

História da bolsa de investigação Rubina Barros

A família de Rubina Barros, honrando a sua memória da lutadora incansável e vontade expressa, cumpriu com o prometido e entregou ao Núcleo Regional da Madeira da Liga Portuguesa Contra o Cancro (NRM – LPCC) uma soma considerável, resultante da solidariedade de muitos madeirenses que, em 2013, na sequência de um apelo lançado pelo DIÁRIO, tudo fizeram para salvar a estudante de Medicina que sofria de um linfoma. A jovem faleceu a 26 de Setembro de 2013. 

O Núcleo Regional da Madeira da Liga Portuguesa Contra o Cancro consciente da importância da investigação científica, no âmbito do cancro e da necessidade que os jovens investigadores têm em termos de apoio financeiro e em parceria com DIÁRIO, criou uma bolsa para possibilitar o trabalho de investigação por parte de um jovem investigador com um projecto de investigação correctamente definido. 

A bolsa abrange investigadores de nacionalidade portuguesa, licenciados ou com o grau de mestre ou doutor, que apresentem um projecto de investigação em oncologia ou noutra área a especificar, a desenvolver no âmbito de uma equipa de investigação reconhecida pelo NRM – LPCC.