Mundo

Ministro russo nega que Putin esteja doente

FOTO SERGEY GUNEEV/EPA
FOTO SERGEY GUNEEV/EPA

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, negou hoje que o Presidente russo, Vladimir Putin, esteja doente, assegurando que não mostra sinais disso.

A saúde de Putin e sua vida privada são assuntos tabus na Rússia, quase nunca discutidos em público. Mas, hoje, em resposta a uma pergunta do canal de televisão francês TF1, Lavrov referiu: "Não acredito que alguém com a cabeça clara possa ver nesta pessoa [Putin] sinais de qualquer doença ou enfermidade".

Num comunicado, o chefe da diplomacia russa realçou que Vladimir Putin, que completa 70 anos em outubro, aparece em público "diariamente". "Podem vê-lo no ecrã, ler ou ouvir os seus discursos", acrescentou. "Deixo que aqueles que espalham tais rumores resolvam isso com a sua consciência, apesar das oportunidades diárias que têm para verificar o que está acontecendo", insistiu.

Há duas semanas, em entrevista à Sky News, o chefe da inteligência ucraniana, Kyrylo Budanov, afirmou que o Presidente russo "está numa condição física e psicológica muito má".  Na entrevista, Budanov disse ainda acreditar que o conflito entre a Rússia e a Ucrânia poderá ficar resolvido até ao final do ano.

Vladimir Putin está no poder há mais de duas décadas.