Madeira

Filipe Sousa ameaça abandonar AMRAM

Presidente da Câmara de Santa Cruz diz que a Associação de Municípios está transformada "numa agência de formação e num passeio de vaidades"

None

O presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz, Filipe Sousa, assumiu publicamente, esta manhã, que já ponderou “por diversas vezes” sair da Associação de Municípios da Região Autónoma da Madeira (AMRAM) por entender que aquele organismo “não tem desenvolvido o papel essencial que poderia ter” naqueles que considera que são os interesses comuns das autarquias.

A AMRAM, neste momento, está transformada numa agência de formação e num passeio de vaidades. Portanto muito longe daquela que deveria ser a sua missão na defesa conjunta dos problemas, anseios e legítimas lutas dos municípios.

O autarca revela que sentiu "desânimo" ao ouvir Pedro Calado, presidente da AMRAM, ao declarar que a Madeira está "um passo à frente" na evolução para as cidades inteligentes e sustentáveis, em relação ao todo nacional, graças à proximidade com o Governo Regional, lembrando, como exemplo, o investimento de 12 milhões de euros no cabo submarino EllaLink.

O meu colega autarca falava das Smart Cities, e nada tenho contra, mas antes de ser Smart, é preciso ser inteligente em bom português. E ser inteligente é bom português é perceber que os municípios no seu todo têm ainda problemas graves para resolver mesmo no âmbito da sustentabilidade    

O autarca justifica a sua posição afirmando que "há imenso trabalho a fazer" na recuperação e diminuição das perdas de água, um problema que considera ser transversal e que ganharia com uma abordagem conjunta. Mas, Filipe Sousa sublinha que Pedro Calado "ignorou" esta circunstância e "nem se dignificou" em responder a um ofício que lhe enviou sobre a possibilidade de, em sede de orçamento de Estado, o investimento nas perdas de água não contar para os limites do endividamento dos municípios.

E é bom também deixar claro que quem é inteligente em bom português sabe que nem todos os municípios beneficiam da dita proximidade com o Governo Regional. Nesta democracia à moda do PSD, só beneficiam os que são do mesmo partido. O que também parece não preocupar o presidente da AMRAM, que deveria falar por todos e não apenas por si mesmo. 

Posto isto, Filipe Sousa explica que "cada vez mais" está convencido de que "nada se ganha por estar dentro da AMRAM, a não ser legitimar propaganda política e lutas pessoais pelo poder".