Madeira

Amílcar Figueira será o futuro secretário-geral do CDS-Madeira

None

O candidato à liderança do CDS Madeira, Rui Barreto, esteve este sábado em Câmara de Lobos, num encontro com militantes e simpatizantes no qual apresentou a Moção de Estratégia Global que vai levar ao próximo Congresso Regional do CDS-PP, marcado para os dias 24 e 25 de Junho.

Na ocasião, Barreto assinalou “feliz coincidência” de estar em Câmara de Lobos a anunciar que o presidente da estrutura local, Amílcar Figueira, será o futuro Secretário-geral do CDS Madeira “se merecer a confiança dos militantes”, afirmou.

“Quis também transmitir que o nosso partido deve ter muito orgulho do caminho percorrido desde 2018”, referiu, recordando que o grande objetivo de trazer o CDS ao governo foi cumprido.

Rui Barreto, que lembrou que em 2018 quando assumiu a liderança do partido, defendia que o CDS, "que era reconhecidamente a melhor oposição na Região Autónoma da Madeira”, devia ter a oportunidade de colocar em prática aquilo que tinha, durante algumas décadas, defendido na oposição. “Hoje somos um partido no governo, responsável, comprometido e focado naquilo que são os desafios do futuro e no bem-estar de todos os madeirenses”, assegurou.

Para o candidato à liderança do CDS, os centristas devem sentir orgulho num partido que está no Governo Regional da Madeira, com implantação autárquica - 108 autarcas, 5 Juntas de Freguesia e a presidência da Câmara Municipal de Santana –, “sendo que o CDS contribuiu para resgatar a Câmara Municipal do Funchal aos socialistas na coligação que fizemos com o PSD e ajudou a reforçar, no Porto Santo, a vitória da coligação”, realçou.

Barreto garante que o CDS é hoje um partido competente e reconhecido pelos madeirenses e portosantenses, colocando como principal desafio, para os próximos anos, a consolidação do partido na política regional.

“Quis também transmitir que, estando o CDS no governo, o partido tem que ter uma atividade própria. Tem que ter a alma do líder, mas tem que ter pessoas a trabalharem todos os dias para manter um nível de atividades permanente”. Motivo pelo qual escolheu Amilcar Figueira para secretariar a Secretaria-geral, “uma pessoa com um currículo indiscutível e acarinhada por todos os militantes”, sublinhou.

Por seu lado, na Coordenação Autárquica, Barreto conta com Gonçalo Pimenta “para reforçar os laços com os nossos autarcas, para fazer formação autárquica e para que o CDS seja um partido mais competente na defesa das freguesias, dos munícipes nas assembleias municipais, ou, quando estando nas vereações, fazê-lo de forma rigorosa e competente”.

"E como partidos não podem viver encapsulados em si próprios, têm que ter pensamento político, têm que produzir ideias, pensar os desafios do futuro e encontrar soluções, convidei o João Casanova – chefe de gabinete do presidente da Assembleia - para liderar o Gabinete de Estudos”, anunciou.

Concluindo a sua intervenção, Rui Barreto apelou à mobilização dos militantes para o próximo Congresso, “para fazer uma demonstração da nossa força, da nossa competência e da nossa capacidade, para continuarmos