Madeira

Aeroportos da Madeira e Porto Santo recebem o nível 4 da Acreditação de Carbono Aeroportuário

None
Foto Arquivo/ASPRESS

O Aeroporto Internacional da Madeira - Cristiano Ronaldo e o Aeroporto do Porto Santo foram dois dos nove aeroportos portugueses a receber o nível 4 da ACA (Acreditação de Carbono Aeroportuário). A eles juntam-se os aeroporto de Lisboa, Porto, Faro, Ponta Delgada, Santa Maria, Horta e Flores.

De acordo com nota dos Aeroporto de Portugal, "o nível 4 (transformação) atesta que os aeroportos definiram uma estratégia de gestão de carbono a longo prazo, orientada para a redução absoluta das suas emissões (âmbitos 1 e 2), alinhada com os objectivos do Acordo de Paris, e que desenvolvem em conjunto com os seus parceiros (incluindo as companhias aéreas) uma estratégia de redução das emissões através do estabelecimento de Planos de Parceria".

A mesma nota indica que a VINCI Airports foi a primeira operadora aeroportuária a lançar uma estratégia ambiental internacional, em 2016, e a primeira a ter todos os seus 53 aeroportos, em 12 países, a aderir ao programa ACA. Além dos 9 aeroportos acreditados em Portugal, conta com 3 aeroportos em Kansai, Japão.

Em Portugal, a ANA Aeroportos de Portugal e a VINCI Airports estão a implementar o seu plano de ação ambiental em torno de 4 prioridades: desenvolvimento de energia fotovoltaica nos aeroportos; implementação de soluções para companhias aéreas e passageiros;  compromisso de toda a indústria aeronáutica com a criação, em 2021, do Fórum do Carbono com os stakeholders; e sequestro de emissões residuais pela floresta.

Através da sua rede global, a VINCI Airports já reduziu as suas emissões brutas de CO2 em quase 30% entre 2018 e 2021 e tem como objetivo atingir zero emissões líquidas de carbono (NetZero)até 2030 para os seus aeroportos na União Europeia (e já em 2026 em Lyon).